Significado de Sinótico

O que é Sinótico

Sinótico é um adjetivo e substantivo masculino, sendo uma variação de sinóptico. Sua etimologia vem do Grego synopsis, de syn, que significa “junto”, mais horan, que é “vista”.

O significado de Sinótico é relativo à sinopse, resumido, resumo, sintético, substancial. Sinótico se refere ao resumo breve que possui o mais importante de determinada coisa, ou seja, é uma forma de resumir as principais ideias de um texto.

Sinótico descreve aquilo que possibilita ver as partes de um conjunto de uma só vez. É o que se chama de quadro sinótico (ou sinóptico) – esboço  que retrata de maneira gráfica e com palavras a elaboração que um certo texto utiliza para desenvolver um tema.

O quadro sinótico é um resumo esquematizado de uma ideia, de um documento, de um texto ou de uma aula. O quadro sinótico tem como benefício permitir a visualização da estruturação e da organização do conteúdo que expõe um certo texto, de forma analítica.

Na área de automação, o painel sinótico é o nome dado a um painel que segue a ideia de visualização do fluxograma da operação com base nos quadros sinóticos.

Como substantivo, sinótico é o nome atribuído aos três primeiros evangelhos do Novo Testamento. Isso ocorre pelo fato que os evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas possuem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência e, até algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando as mesmas palavras.

Ou seja, os Evangelhos Sinóticos são chamados dessa maneira por serem semelhantes ou por seu paralelismo, sendo este nome designando os três primeiros evangelhos, porque o evangelho de João não é sinótico, pois este relata a história de Jesus de maneira substancialmente distinta.

Sinóptico e panóptico são dois termos que surgem ao fazer uma análise dos métodos e instrumentos de vigilância. Jeremy Bentham inventou o Panóptico – um mecanismo arquitetural que teve como intuito dominar a distribuição de corpos em diferentes superfícies (prisões, manicômios, escolas, fábricas, etc). O Panóptico era um edifício que tinha um formato de anel – no meio havia um pátio com uma torre no centro.

Já o outro regime de vigilância, sinóptico, que não necessita do espaço físico localizado, afinal a parafernália tecnológica faz o serviço facilmente.

Sinótico é sinônimo de:

  • Abreviado,
  • Resumido,
  • Sintético.

Sinótico é antônimo de:

  • Ampliado,
  • Aumentado,
  • Dilatado,
  • Estendido,
  • Expandido.

Sinótico em inglês é traduzido como synoptic.

O significado de Sinótico está na categoria Significados