Significado de Síntese

O que é Síntese

Síntese pode ser o mesmo que resumo, uma forma sucinta de expressar algo complexo ou extenso, pode ser o mesmo que sinopse ou sumário, uma descrição que abrevia um texto, uma descrição genérica de alguma coisa.

Vários elementos reunidos de forma a se criar um todo coerente e unificado, pode ser uma síntese; assim como aquilo que resulta da reunião de elemento simples para formar um todo complexo, ou ainda elementos que se reúnem para criar um todo coeso e uno.

Para sabermos se um filme é interessante e vale a pena ser visto, é interessante consultarmos a sua sinopse, que apresenta uma síntese do que é o filme, o mesmo vale para um livro, antes de comprá-lo, lemos uma síntese a respeito.

Na área de Farmácia, uma síntese é como é conhecida a técnica, ofício ou arte de compor medicamentos ou fármacos. Na área de medicina, temos a síntese cirúrgica, uma das etapas do processo cirúrgico onde é feita uma “costura” no tecido ressecado ou seccionado a fim de se acelerar o processo de cicatrização.

Em bioquímica, síntese é a formação de hormônios, proteínas, vitaminas e etc. a partir de células ou de algum organismo vivo. Em química, chamamos de síntese, a criação de um composto tendo-se com base um composto ou elemento de formulas simples.

O termo síntese aparece também entre as operações lógicas, e designa o método de demonstração no qual se parte do específico para o geral, das causas aos efeitos, das partes pata o todo, dos princípios ao resultado, da porção até atingir o todo.

Tese, Antítese e Síntese

As ciências humanas e a filosofia têm entre os seus diversos temas, métodos e debates uma extensa tradição em estudos a respeito da dialética. A dialética é um termo que tem origem na antiga filosofia grega, mas que tem nas ciências humanas da idade contemporânea um sentido que deriva das reflexões de Hegel (1770 -1831).

Para Hegel, a dialética é um processo de desenvolvimento histórico, intrínseco à história de forma essencial. Para ele, cada acontecimento histórico consiste numa tese, que com a dinâmica da histórica se desenvolverá até atingir uma antítese, ou seja, à tese se apresentará sua contradição, algo que a ela resistirá. O impasse será resolvido no processo histórico pela síntese, um novo momento histórico que será o resultante da polarização entre a tese e a antítese.

Karl Marx (1818 – 1883), mais tarde dará continuidade a muitas das ideias de Hegel, e entre elas adotará uma visão dialética da história e transformará o processo tese – antítese – síntese na base do seu materialismo dialético, também chamado de materialismo histórico ou marxismo.

O significado de Síntese está na categoria Significados