Significado de Siriguela

O que é Siriguela

Siriguela, possivelmente, é uma palavra que tem origem no latim, tendo vindo para o português de ciruela, um nome que é aplicado a outras frutas na língua espanhola. Ciruela, por sua vez, vem do latim cereola, diminutivo de cereus, que quer dizer “semelhante à cera”, talvez pela sua superfície lisa e brilhante.

O que é Siriguela?

O fruto siriguela é também conhecido como ceriguela, seriguela e ciruela. Seu nome científico é Spondias purpurea, uma árvore da família das anacardiáceas, de porte médio, que pode atingir até 7 metros de altura e tem sua origem na América Central e América do Sul, sendo muito comum na Região Nordeste do Brasil.

A siriguela é um fruta pequena, de cor amarelada quando madura, muito doce, tendo uma polpa fina e um grande caroço, parecendo-se com o cajá. Trata-se de uma fruta bastante comum no Nordeste, embora também possa ser encontrada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, gostando muito do clima semiárido do cerrado e crescendo melhor desde o nível do mar até cerca de 1200 metros de altitude.

Embora seu fruto seja bastante apreciado, a siriguela também é muito utilizada no paisagismo, por seu porte bonito e por suas frutas, havendo inclusive uma variedade vermelha, muito comum no Distrito Federal.

Atualmente, o maior produtor de siriguela no Brasil é o Estado do Ceará. A frutificação da siriguela acontece nos meses de outubro e novembro, podendo ser colhida até janeiro. A árvore é adaptada a solos fracos, com baixos índices de chuva, sendo uma lavoura permanente, embora não tenha muita utilização econômica, por ser uma produção muito sazonal e de plantações pequenas.

Mesmo tendo um caroço grande, a siriguela quase não se propaga por sementes, sendo utilizadas estacas com 30 a 50 cm de comprimento, com 7 a 12 de diâmetro, plantada entre início de outubro e início de novembro pelos cultivadores.

O fruto da siriguela pode ser consumido in natura, servindo também para sucos, sorvete e doces. Trata-se de uma fruta rica em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B e C, além de carboidratos.

O significado de Siriguela está na categoria Significados