Significado de Slogan

O que é Slogan

Slogan é uma palavra utilizada na língua inglesa. Graças à globalização e à maior velocidade de circulação de informações que a internet proporciona, a palavra chegou até a língua portuguesa e instalou-se sem sofrer qualquer tipo de alteração gráfica.

A palavra deriva do gaélico sluagh-ghairm que, literalmente, pode ser aproximadamente traduzido como “grito de guerra”.

O que é Slogan

Um slogan é, basicamente, uma palavra ou frase curta e de fácil memorização. Os slogans são geralmente utilizados para fins de propaganda comercial, mas eles também podem aparecer em propagandas políticas, religiosas, ambientais...

Desde sua origem, ainda no gaélico, o slogan servia como uma espécie de identificação de grupo, para reunir os guerreiros. A intenção atual do slogan é entrar na cabeça do ouvinte ou do leitor e fazer com que ele se lembre do produto ou da ideia que aquele slogan quer veicular. De certa forma, a ideia da guerra é mantida, pois é uma guerra entre as marcas: aquela com o melhor slogan (grito de guerra) entra na cabeça do cliente e conquista-o.

Slogans aparecem com frequência em propagandas, sejam elas feitas em revistas, na televisão, outdoor etc. A marca do slogan é que ele apareça junto do produto, por isso, muitas vezes, o slogan aparece escrito também na embalagem do artigo vendido.

Duas das principais características dos slogans é que são frases curtas e simples, por isso, de fácil memorização. O publicitário responsável por criar o slogan deve usar sua criatividade para encontrar uma frase que preencha esses requisitos e que descreva bem o produto, para que o cliente, ao lembrar do slogan, automaticamente lembre do produto ao qual o slogan está ligado.

Slogans famosos

Ao longo do tempo, muitos slogans tornaram-se famosos no Brasil. Slogans de produtos que ficaram bastante marcados foram: “1001 utilidades” (Bombril), “pode ser épico, pode ser Pepsi” (Pepsi), “tomou Doril, a dor sumiu” (Doril), “Amo muito tudo isso” (Mc Donald’s), “O lado Coca-Cola da vida” (Coca-Cola), “de mulher pra mulher, Marisa” (lojas Marisa), “essa é minha vida, esse é meu clube” (Nextel).

Há ainda os slogans políticos que fizeram fama, como, por exemplo o famoso “meu nome é Enéas”. Nos Estados Unidos foi famoso um cartaz escrito “I want you for the U.S. army” (eu quero você para o exército dos EUA), veiculado durante a guerra de 1812. A Alemanha nazista utilizava o slogan “um povo, uma nação, um lider”.

O significado de Slogan está na categoria Significados