Significado de Socialismo Utópico

O que é Socialismo Utópico

Socialismo utópico é um termo que surge da junção de socialismo com utopia.

O socialismo é uma doutrina social que busca a igualdade de direito ao trabalho e ao lucro. Já utopia vem do grego, do termo topos, que quer dizer “lugar”, com o prefixo u-, que indica negação. Assim, utopia é um não-lugar. Comumente, utopia é o termo utilizado para designar o ideal, aquilo que está inalcançável.

O que é Socialismo Utópico

Socialismo utópico é o nome dado a uma corrente de pensamento fundada por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.

O objetivo do socialismo utópico é simples, mas ambicioso: ele busca a criação de uma sociedade ideal. De acordo com o movimento, a sociedade ideal deveria ser alcançada por meios pacíficos, contando com a boa vontade da classe burguesa. O sistema socialista utópico se instalaria de forma lenta e gradual, para que a sociedade pudesse se adaptar às mudanças decorrentes da transição entre sistemas.

O nome Socialismo Utópico é inspirado na obra de Thomas More, intitulada “Utopia”. O título original do livro, em latim, é De Optimo Reipublicae Statu deque Nova Insula Utopia (Sobre o Melhor Estado de uma República que existe na Nova Ilha Utopia) e ele foi lançado no ano de 1516, inspirado na obra A república, de Platão.

O socialismo utópico, porém, não surgiu como um devaneio sobre o impossível, mas sim como uma resposta a todos os abusos que aconteceram durante a época da Revolução industrial, cometidos por liberais e por capitalistas. Nesse contexto, a maioria dos trabalhadores (incluindo crianças) trabalhava muito e recebia pouco, vivendo em condições de miséria.

Robert Owen tentou implantar algumas diretrizes do socialismo utópico em suas fábricas, reduzindo a carga horária, aumentando os salários e solucionando os problemas habitacionais de seus trabalhadores. Suas atitudes, porém, não foram copiadas por outros donos de fábricas.

Socialismo científico

Um dos maiores nomes do socialismo, Karl Marx, distanciou-se da corrente socialista utópica, pois nela não se discutia de qual modo a igualdade social seria alcançada. O socialismo de Marx é chamado de científico e vai de encontro ao utópico, criticando-o por não levarem em conta o capitalismo enraizado. Marx chamava os utópicos de burgueses, pois eles se baseavam numa transformação súbita do pensamento das elites, acreditando que essa era a forma de alcançar a igualdade.

Devido à grande contribuição dada por Karl Marx, o socialismo científico também pode ser chamado de Marxismo. Além de Marx, Friedrich Engels também participou na criação desta corrente oposta ao socialismo utópico.

O socialismo científico recebe esse nome, pois se baseia em uma análise científica e crítica do capitalismo.

Aqueles que eram a favor do socialismo científico, criticavam a passividade dos socialistas utópicos, que apenas aguardavam que a elite criasse uma consciência social e iniciasse reformas.

Embora o socialismo científico tenha o mesmo objetivo do socialismo utópico – criar a igualdade entre classes – sua visão é mais ativa, menos idealizada. O socialismo científico acredita que a revolução do proletariado e a luta armada são os meios necessários para a igualdade.

 

O significado de Socialismo Utópico está na categoria Significados