Significado de Sociedade Secreta

O que é Sociedade Secreta

Sociedade secreta trata-se de um grupo que se reúne secretamente para falar sobre inúmeros assuntos confidenciais, que não são comentados ou divulgados para quaisquer pessoas que não fazem parte deste mesmo grupo.

As sociedades secretas são muito conhecidas por conta de todo o mistério e ocultismo que as cercam. Os membros desses grupos geralmente participam de rituais de iniciação, com o objetivo de mostrar que podem ser leais e de confiança e, assim, serem aceitos e integrados à ordem secreta.

Não é à toa que, com todo esse mistério em torno dessas entidades secretas, há diversas teorias da conspiração que narram histórias de que algumas das sociedades secretas existiriam na verdade para controlar o mundo, outras que seriam lideradas por seres extraterrestres, ou por humanos com poderes paranormais, entre muitas outras histórias e lendas.

Conspiração à parte, as sociedades secretas são criadas com objetivos distintos, qual sejam: políticos, sociais, religiosos. Mas normalmente seu principal significado é filosófico.

O que é Sociedade secreta  

As sociedades secretas fizeram parte de vários momentos da humanidade, como, por exemplo, na Primeira Guerra Mundial, que teve seu início deflagrado após a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, então príncipe-herdeiro do Império Áustro-Húngaro. A sociedade secreta da Sérvia denominada Unificação e Morte, conhecida mais comumente como Mão Negra, foi a responsável pelo planejamento e assassinato do arquiduque.

É muito comum as pessoas acreditarem, embasadas em teorias da conspiração e crenças religiosas, que as sociedades secretas estiveram ou estão envolvidas com práticas satânicas ou ainda atividades imorais.

Algumas das mais famosas sociedades secretas do mundo são a da Maçonaria, a Rosa Cruz e os Illuminati. Esta última ordem secreta está presente em inúmeras teorias da conspiração, desde os tempos do término da Revolução Francesa, mas principalmente nos tempos atuais.

Outro exemplo de teorias da conspiração que circundam um grupo de pessoas é o da Sociedade Secreta Vril. De acordo com a história que envolve essa ordem, o vril seria uma energia que a ocultista Sociedade Thule desejava alcançar para dominar o mundo. Seus seguidores acreditavam que com ela se poderia viver embaixo da terra e voar até as estrelas. Reza a lenda de que Adolf Hitler era membro dessa seita, que tinha por objetivo dominar o mundo. Acredita-se que essa sociedade secreta exista até os dias de hoje.

A contribuição proporcionada pelas sociedades secretas está na formulação de diversos enredos de grandes obras artísticas: literárias, teatrais ou cinematográficas. Exemplo disso é a quantidade de livros que abordam sociedades secretas, caso recente de Sociedade Secreta Rosa e Túmulo, da autora Diana Peterfreund. Na história, Amy, editora do jornal literário da universidade, achava que seria chamada para uma sociedade secreta, mas acaba convocada para a Rosa & Túmulo, uma ordem muito mais poderosa e cercada de segredos.

Há também o filme Sociedade Secreta, de 2000, um suspense que fala também da participação de um jovem em uma sociedade secreta em uma universidade e as consequências após a morte de seu melhor amigo.

O significado de Sociedade Secreta está na categoria Significados