Significado de Solubilidade

O que é - Solubilidade

Solubilidade é um substantivo feminino.

O significado de Solubilidade é a especialidade que um elemento tem de se diluir de forma espontânea em outra substância. Solubilidade é, nesses casos, a qualidade daquilo que é solúvel.

O conceito de solubilidade se aprende na Química, definindo-se como a capacidade limite de dissolução que uma determinada substância – que é chamada de soluto – tem em relação a outra substância (conhecida como solvente). Isso se chama coeficiente de solubilidade.

Pode-se tomar como exemplo a mistura de água e sal (ou açúcar). Ao acrescentar uma colher de sal em um copo de água, o sal desaparece. Isso acontece pelo simples fato do sal ser solúvel em água – ou seja, ele se dissolve ao entrar em contato com uma substância solvente (que é a água).

Uma vez misturados, – soluto e solvente – há a formação de uma mistura homogênea, chamada também de solução. Uma mistura homogênea é aquela em que não é possível distinguir os diferentes componentes, isto é, apenas uma fase pode ser identificada.

É claro que, pela existência de limite de dissolução, se há exagero na quantidade de uma substância ao misturá-la com o solvente, existirá a supersaturação do soluto. Tomando-se como o exemplo do sal e da água, quando há uma quantidade exagerada de sal, este não se misturará com a água e ficará concentrado no fundo do copo – isso acontece porque a quantidade de sal foi superior ao coeficiente de solubilidade.

As particulardades dos elementos envolvidos e da própria compatibilidade delas também afetam o coeficiente de solubilidade, bem como outros elementos, como é o caso da pressão e temperatura. Nesses casos, um aumento da temperatura causa um aumento da solubilidade.

A água é apelidada de “solvente universal”, pela incrível capacidade que possui de dissolver um grande número de substâncias.

A proporção entre soluto e solvente segue uma classificação:

  • Saturada: é quando atinge-se o limite da saturação, ou seja, quando o soluto está na exata do coeficiente de solubilidade,
  • Insaturada: é quando o monte do soluto é menor ao coeficiente de solubilidade,
  • Supersaturada: é quando a quantidade do soluto é superior ao coeficiente de solubilidade.

O soluto não é necessariamente um sólido – ele pode ser líquido ou gasoso. Isso quer dizer que pode-se misturar gases. Por exemplo, o solvente gasoso em maior quantidade existente é o nitrogênio, que já se encontra misturado com vários outros gases, tais como o oxigênio e o gás carbônico.

A pressão é um fator que influencia os gases, sendo que se há aumento da pressão sobre o gás, há um aumento da solubilidade, principalmente em misturas de gases e líquidos.

O significado de Solubilidade está na categoria Significados