Significado de Spa

O que é Spa

Spa é um espaço físico destinado a tratamentos de saúde e de bem estar. Surgidos na antiguidade, os Spas hoje podem ser grandes e luxuosos e são muito procurados não só pelo bem estar e saúde que proporcionam, mas também para o relaxamento físico e mental.

O que é Spa

O termo SPA originalmente era uma sigla para a expressão romana sanus per aqua, que pode ser traduzida como saúde pela água. O termo dá origem ao nome da cidade Belga, Spa, que é conhecida internacionalmente por ser uma estância termal muito procurada pelo menos desde o século XIV por serem suas águas consideradas possuidoras de propriedades medicinais.

Atualmente, a palavra spa está associada aos estabelecimentos comerciais ou turísticos que oferecem serviços em prol da saúde, bem estar e estética de seus clientes. A associação internacional que coordena e organiza a atividade dos Spas (International SPA Association) define diversos tipos de spas, identificando spas tradicionais, como águas termais, spas urbanos, spas médicos, spas de hotel e muitos outros.

Contudo, tecnicamente, um spa pode ser um espaço público como ocorria na antiguidade ou um espaço privado limitado a uma banheira onde se faça algum tratamento que envolva a utilização de águas termais.

É muito comum nos centros urbanos encontrarmos spas que funcionam em ambientes relativamente pequenos, focados em oferecer massagens e tratamentos de estética a seus clientes, com pacotes que duram menos de um dia, que muitas vezes são chamados de Day Spa.

Em todo o mundo existem os mais diversos tipos de spa, alguns mais tradicionais e outros mais inventivos e originais. No Brasil, são muito comuns os spas que oferecem tratamento para pessoas que sofrem com excesso de peso, oferecendo dietas e exercícios que visam a reeducação alimentar e o emagrecimento.

O significado de Spa está na categoria Significados