Significado de Spread

O que é Spread

Spread é um substantivo masculino que na Economia dá nome à diferença entre a taxa de juro cobrada por uma instituição financeira a um cliente e a taxa de juro que essa instituição paga a um cliente ou ainda a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma ação, um título, um bem ou transação monetária.

A palavra spread veio do inglês e a tradução para o português é espalhar, propagar, difundir. Por exemplo:

- The water spread over the second floor.

- A água espalhou-se por todo o segundo andar

- Infected insects spread disease across the city.

- Insetos infectados propagam doença em toda a cidade.

A palavra também aparece no termo “Spread-plate” ou “espalhamento em superfície”, que é uma prática laboral utilizada para contar os micro-organismos que estão presentes em uma amostra.

No entanto, a palavra spread é muito mais utilizada na Economia, para se referir ao spread bancário.

Spread Bancário

Segundo o Banco Central do Brasil, quando um banco empresta dinheiro a um cliente, é cobrada uma taxa que é maior do que a média ponderada das taxas de captação e essa diferença entre ambas é chamada de spread bancário.

Em outras palavras, quando um cliente deposita dinheiro no banco, seja em uma conta poupança ou em outra aplicação financeira, o banco lhe remunera com juros, já que se trata de um empréstimo ao banco, e essa taxa é chamada de taxa de juros de captação.

Da mesma forma, quando um cliente pede um empréstimo ao banco, o banco lhe cobra taxa de juros sobre o valor emprestado, que é uma taxa mais alta do que a taxa de captação.

A diferença entre a taxa de juros do empréstimo e a taxa de juros de captação é nomeada de spread bancário.

O significado de Spread está na categoria Significados