Significado de Status

O que é Status

Status é um substantivo masculino.

A palavra é latina e expressa “condição, postura, posição, maneira” e está relacionada a stare, que significa “estar, ficar de pé”.

O que é Status:

O significado de Status, conforme sua origem, portanto, significa inicialmente uma posição social de um indivíduo, que pode demonstrar o estado, a situação ou condição deste ante a sociedade, ou seja, o lugar que uma pessoa ocupa dentro da hierarquia da sociedade.

Status também é um termo que significa posição de pé.

Ainda, a palavra status é associada com o destaque, o prestígio e o renome, podendo se relacionar com a Economia – um destaque econômico, por exemplo.

Status é uma palavra muito popular hoje na internet, especialmente nas redes sociais – com destaque para o Facebook. Neste âmbito, status se refere a um texto ou uma frase que uma pessoa escreve ou publica, de forma a descrever uma situação ou expressar o que está sentindo ou pensando. Esse status pode ser voltado para diversos humores – tudo depende do estado emocional do usuário. Além disso, o status pode ser somente descritivo.

Status é o nome de uma revista masculina brasileira que teve lançamento em 1974 pela Editora Três. Sua vigência durou até o ano de 1980; em 2011 foi relançada para mostrar uma proposta diferenciada nas imagens de nus artísticos contra suas concorrentes.

Status Social

Status social é o termo usado para expressar o prestígio que uma pessoa possui na sociedade, isto é, sua posição social e o quão bem está inserido nela.

Sendo assim, o status pode ser dividido entre o atribuído e o adquirido. Status atribuído acontece quando este independe da aptidão da pessoa para que ela o obtenha. Um exemplo clássico são os herdeiros de uma monarquia: o status é hereditário por pertencerem à família.

Já o status adquirido acontece quando a pessoa precisa utilizar seu esforço pessoal e sua capacidade para obtê-lo. O termo meritocracia está ligado ao status adquirido.

Exemplo de status adquirido é quando um indivíduo consegue se tornar famoso ou milionário através de um empreendimento.

Status Quo

Status Quo (ou statu quo) é a expressão abreviada da frase “in statu quo ante” – que tem como significado “o estado em que as coisas estavam anteriormente”.

Status quo remete à situação ou o estado atual das coisas e ocasiões e normalmente serão acompanhadas de termos como manter, mudar e defender.

Exemplo de expressão é “manter o status quo”.

O significado de Status está na categoria Significados