Significado de Status Quo

O que é Status Quo

Status Quo é uma expressão originada no latim, cujo significado é "no mesmo estado que antes" ou então "o estado atual das coisas" e é usada para expressar a situação em que algo se encontra atualmente.

A expressão original em latim é "in statu quo res erant ante bellum" que é traduzido para o português como "no estado em que as coisas estavam antes da guerra" e, portanto, statu quo ou status quo são abreviações dessa expressão.

Cada país costuma adotar uma das duas formas de abreviação da expressão, onde “statu quo” é a original do latim e “status quo” é uma adaptação feita no inglês, porque nesse idioma existe a palavra "status", que significa "estado".

Alguns países que adotam "status quo" como abreviação são Alemanha, Países Baixos, Rússia, Polônia, Hungria, Suécia e Turquia e "statu quo" são França, Itália, Portugal e Brasil, e inclusive a expressão aparece nos dicionários brasileiros.

Geralmente, o status quo é utilizado em expressões acompanhadas das palavras mudar, manter e defender, como por exemplo, "mudar o statu quo", "defender o statu quo" e "manter o statu quo".

Status Quo também é o nome de uma banda de rock do Reino Unido que alcançou grande sucesso no ano de 1967.

O significado de Status Quo está na categoria Significados