Subentendido

Subentendido é um adjetivo que remete aquilo que é tácito e que permite com que o interlocutor compreenda de forma rápida e fácil, pois o mesmo está na mente e por isso não precisa ser expresso de forma explícita.

Deixar alguma coisa subentendida é o mesmo que admitir ou supor o que não é manifestado de forma direta, mas que é implicitamente compreendida por quem ouve. Usar este recurso no dia a dia é uma forma de se fazer entender sem precisar falar ou demonstrar.

É de certa forma empregar um grau de sutileza com a qual será compreendido por aqueles que realmente precisam compreender a mensagem. Por outro lado, pode passar uma imagem de insegurança, uma vez que não se diz tudo o que se pensa e sente.

Em determinadas situações, pode ser considerado como um tipo de polidez empregada nas comunicações interpessoais. Já no campo da literatura, é um grande estímulo à imaginação do leitor que poderá aguçar ainda mais o interesse em continuar a leitura de uma obra.

É comum, na escrita, utilizar sinais gráficos como as reticências para expressar uma mensagem subentendida e, da mesma forma, é comum dizer que uma pessoa que falou ou deixou subentendido o fez de forma reticente como se pode observar no seguinte exemplo “João foi reticente ao abordar a questão do racionamento de energia no seu bairro”.

Contudo, a palavra subentender é uma composição de duas palavras “sub” que significa abaixo de, e “entender” que é de origem latina intendere e é o mesmo que “esforça-se para”. Dessa forma, compreender o que foi subentendido nada mais é do que se esforçar e prestar atenção para compreender claramente o conteúdo de uma determinada mensagem.

São sinônimos da palavra subentendido: implícito, tácito, dissimulado, encoberto, escondido, oculto, pressuposto e latente.

Pressuposto e subentendido

Os termos possuem diferenças entre si. Pressuposto é o mesmo que supor e o indivíduo supõe antecipadamente o que é e o que se trata. De certa forma, utiliza-se de recursos gramaticais como os advérbios para preencher as lacunas existentes nos textos, as quais são colocadas de forma natural e às vezes imperceptíveis, mas que podem ser identificadas.

O pressuposto entende aquilo que é de forma indiscutível, já que a mesma é clara e permite a construção das informações de modo explicito. Já o subentendido é o mesmo que não estar expresso em uma mensagem ou frase, porém pode ser deduzido através das informações apresentadas, desde que se atente ao conteúdo.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.