Significado de Substrato

O que é Substrato

Substrato é um substantivo masculino. O termo vem do Latim substratum, particípio passado de substernere, que significa “espalhar por baixo”.

O que é Substrato:

O significado de Substrato é, para a Filosofia, o que representa a essência do ser, isto é, aquela em que repousam as qualidades e atributos de cada indivíduo.

É a essência, o fundamento, a base de um fenômeno. Substrato também pode indicar aquilo que sobrou, o resíduo, o resto, sendo também o motivo, a origem.

A palavra substrato está presente na área da Bioquímica, onde aborda um reagente ou composto químico que serve como o propulsor do mecanismo de atuação de uma ou mais enzimas.

Substrato ainda aparece na área da Ecologia, onde descreve o suporte ou sedimento preparado por meio de resíduos renováveis que visam fixar as raízes de determinadas plantas, ou seja, o substrato servirá de base para que as plantas se sustentem e sirvam como forma de nutriente para vários organismos vivos.

Na linguística, o substrato se caracteriza como a camada linguística inferior, composta por uma língua nativa, que foi abandonada aos poucos em prol de outra, mas deixando alguns vestígios de sua influência.

O substrato na jardinagem

No âmbito da jardinagem, o substrato se contextualiza como tudo aquilo que é utilizado para substituir a terra por um rápido período de tempo, com a finalidade de nutrir o solo para que as plantas presentes neste local possuam todos os elementos necessários para que tenham um bom desenvolvimento.

Estes substratos são feitos de produtos inertes ou que não tenham liberação de nutrientes, sendo materiais porosos e que não retêm umidade.

Para que um substrato tenha qualidade para a jardinagem, é necessário que ele contenha os macronutrientes fundamentais, tais como o nitrogênio, o fósforo e o potássio, em especial por seus significados para a vida vegetal.

Normalmente, a composição de um substrato depende de sua indicação, isto é, ao seu plantio específico, tais como para flores, para árvores frutíferas, para hortaliças, entre outros. Alguns exemplos de composição da matéria orgânica de um substrato é húmus de minhoca, areia e farinha de ossos, etc., que possuam boa absorção e drenagem da água.

O significado de Substrato está na categoria Significados