Significado de Sudorese

O que é Sudorese

Sudorese é um substantivo feminino.

O que é Sudorese:

O significado de Sudorese está ligado com a produção e liberação do suor, ou seja, é a propriedade do organismo de permitir que o suor seja expulsado do corpo, de modo haja controle sobre a temperatura corporal, especialmente durante exercícios físicos ou em momentos do dia em que a temperatura está mais alta.

A sudorese acontece quando a temperatura do corpo está acima dos 37ºC e é realizada através das axilas, sola dos pés, palma das mãos e do rosto.

A sudorese é controlada pelo sistema nervoso autônomo simpático que estimula as glândulas sudoríparas através de nervos específicos.

Se há sudorese excessiva é importante procurar um dermatologista, para que as glândulas sudoríparas sejam analisadas e descobrir qual é a causa ou problema do organismo.

Sudorese excessiva (Hiperidrose)

A sudorese excessiva é chamada de hiperidrose. A hiperidrose acontece pela disfunção do sistema nervoso autônomo.

A hiperidrose é definida como uma condição anormal que se caracteriza pela secreção desmoderada de suor, que pode provocar:

  • Mãos úmidas e frias,
  • Desidratação da pele, 
  • Infecções de pele.

Além disso, a maioria das pessoas desenvolve problemas emocionais por causa dessa condição de saúde.

Hiperidrose Primária

A hiperidrose primária é uma disfunção rara que está ligada a fatores genéticos. Há uma estimulação exagerada das glândulas sudoríparas de certas partes do corpo, o que causa uma sudorese localizada.

As regiões mais afetadas são as mãos, pés, axilas, face e – de forma ocasional – o couro cabeludo e o tronco.

Hiperidrose Secundária

Esse tipo de sudorese excessiva é causado por certas doenças, tais como:

  • Hipertireoidismo,
  • Obesidade,
  • Menopausa,
  • Terapia hormonal,
  • Tumores (malignos),
  • Distúrbios psiquiátricos.

Ruborização Facial

A hiperatividade do sistema nervoso autônomo simpático causa uma ruborização facial severa e incontrolável, e por isso, classifica-se como um tipo de hiperidrose.

Normalmente, a manifestação acontece naturalmente ou mesmo através de estímulos, como, por exemplo, ingestão de álcool, o calor, prática de exercícios físicos, menopausa e outros fatores emocionais: estresse, nervosismo e ansiedade, são exemplos.

O significado de Sudorese está na categoria Significados