Significado de Suscetível

O que é Suscetível

Suscetível é um termo que designa aquilo que está sujeito a alguma coisa, que é apto, que tem a propensão a determinada ação. O adjetivo de dois gêneros indica que alguém ou alguma coisa pode ser modificado, pode estar em outra situação, pode ser alterado. Suscetível significa que algo pode suceder

A partir de seu significado original, o termo suscetível pode também ser usado em outras acepções. Pode, por exemplo, classificar alguém que, com facilidade, apresenta mudanças de humor, que se impressiona com facilidade ou que tende a apresentar alterações psicológicas.

Podemos também usar a palavra suscetível para nos referirmos a uma pessoa que tem um organismo mais propenso a desenvolver certos tipos de doenças. Quem não realiza exercícios físicos com regularidade é mais suscetível a desenvolver problemas cardíacos.

O termo suscetível é ainda empregado algumas vezes para se referir ao sujeito que se ofende com facilidade, que é delicado, melindroso, sensível.  

Encontramos ainda um uso corriqueiro do termo suscetível no âmbito da epidemiologia, onde este é usado para definir o ser vivo que está vulnerável a contaminação por um vírus. Os vírus buscam hospedeiros onde possam se reproduzir e destruir as defesas do organismo. Alguns desses hospedeiros são resistentes e dificultam a ação dos invasores, já outros são suscetíveis, facilitando a ação patogênica do vírus e o desenvolvimento de doenças.

Quanto à grafia, a palavra suscetível é uma dessas que costuma suscitar bastante dúvidas, inclusive porque na língua portuguesa haviam duas formas aceitas de grafia suscetível e susceptível, a última mais comum em Portugal. Contudo, o acordo ortográfico em vigor desde 2015 estabeleceu que a forma que deve ser usada é suscetível.

Suscetibilidade Elétrica

Suscetibilidade elétrica é o nome de uma grandeza utilizada para se medir a capacidade de polarização elétrica que apresenta determinada substância. Essa é a medida que diz o quanto um material é suscetível a ser polarizado quando em contato com um campo elétrico.

Suscetibilidade Magnética

Suscetibilidade magnética é o nome de uma grandeza utilizada para se medir a capacidade de magnetização que apresenta determinada substância. Essa é a medida que diz o quanto um material é suscetível a ser magnetizado quando em contato com um campo magnético.

O significado de Suscetível está na categoria Significados