Significado de Sutil

O que é Sutil

Sutil é um adjetivo que possui dois gêneros e que se refere a tudo aquilo que apresenta como características delicadeza, suavidade, leveza, aquilo que se compõe de partes delgadas, que apresenta características tênues.

O Que é Sutil

O significado de sutil pode ser o de algo que é quase imperceptível, daquilo que se precisa de treino para se notar dado as suas características discretas. Pode ser sinônimo de algo fino e delicado, chique e sofisticado.

Desse modo, algo que não é muito evidente, que é difícil de perceber pode ser chamado de sutil, assim como aquilo que denota perspicácia no seu feitio ou no seu expressar. O que apresenta leveza, mansidão, calma, tranquilidade, apuro, descrição.

Uma outra acepção para o termo sutil é aquele usado mais popularmente e que se refere ao tipo de comportamento em que se revela engenhosidade, perspicácia, habilidade, um espírito agudo. Por exemplo, em uma discussão, aquele que apresentar sutileza em sua argumentação demonstrará destreza intelectual e poderá complicar a resposta do seu oponente.

Podemos empregar o termo sutil para nos referirmos à proximidade que existe entre duas coisas que são diferentes, dizendo que há uma diferença sutil entre elas. Dito isso, por exemplo, o violeta e o roxo são duas cores diferentes mas que todos confundem, e isso por que há uma diferença sutil entre as duas, do mesmo modo podemos encontrar essas sutilizas entre as cervejas, para alguns elas são todas iguais ou muito parecidas, mas quem é treinado percebe as diferenças sutis que existem entre as várias cervejas.

O significado de Sutil está na categoria Significados