Significado de Tácito

O que é Tácito

Tácito é um adjetivo de origem latina tacitus, o qual é proveniente do verbo tacēre que é o mesmo que calar. O termo, na língua portuguesa é compreendido como aquilo que é implícito ou que está subentendido e, desta forma, não há necessidade de se dizer ou acrescentar alguma coisa, já que a compreensão é alcançada.

Deste modo, uma pessoa utiliza deste recurso para obter um dado ou conhecimento de modo discreto, ou seja, não se expõe e evita que outras pessoas percebam ou saibam.

A palavra tácito é também empregada como sinônimo de calado ou silencioso uma vez que, o termo tacitus pode ser compreendido como “não expresso em palavras”. Neste ínterim, um comportamento tácito se refere ao campo dos gestos e ações.

Conhecimento tácito

Entende-se por conhecimento tácito o modo de conhecimento próprio de cada um, singular e subjetivo de cada pessoa, cuja aquisição é conquistada e acumulada ao longo do tempo, de acordo com as experiências que cada um adquire particularmente. Assim sendo, este modelo de conhecimento permite uma visão de mundo, cujo ângulo (maior ou menor) dependerá do aprendizado único de cada indivíduo.

Ele acaba despertando grande interesse tanto para os filósofos quanto para os psicólogos como objeto de estudo que permite compreender as variadas vias de apreensão dos fatos e dados e como cada um consegue (ou não) transmitir aos demais.

Por outro lado, o conhecimento tácito é um tipo de saber que pode ser passado de uma geração a outra sem a necessidade de utilizar meios técnicos e didáticos como se aplica em um curso ou escola. Resume-se em apenas mostrar quais são as habilidades necessárias para a realização de ações como, por exemplo, montar a cavalo, andar de bicicleta ou até mesmo cozinhar.

Em contrapartida, exemplos como esses, requerem somente habilidade e provocam, com o tempo, a mecanização dos procedimentos, ou seja, o indivíduo realiza o propósito de modo dinâmico e satisfatório sem a necessidade de pensar muito ou empregar mais esforço físico.

Tácito e Explicito

Entende-se por explícito aquilo que é explicado de forma clara e que por isso não há nenhuma restrição ou reserva. Pode-se considerar como o antônimo de tácito.

Assim sendo, o conhecimento explícito é aquele que se repassa a outras pessoas com o auxílio de elementos que servem de recurso para facilitar a compreensão e tornar o aprendizado mais ágil. Para isso, é comum empregar palavras, imagens ou gráficos com uma formatação mais objetiva, contrapondo a subjetividade que é peculiar ao conhecimento tácito.

O conhecimento explícito não se baseia em experiências e/ou vivências pessoais, mas sim em saberes que podem ser facilmente compartilhados com outros indivíduos. Contudo, é importante ressaltar que ambos os conhecimentos podem ser empregados de forma que um complemente o outro sem representar um deles como o único modelo perfeito e soberano.

Tácito e Expresso

A palavra tácito pode também ser empregada juntamente ou não para se referir a um determinado modelo de contrato, onde:

O contrato de trabalho tácito ou como também é conhecido como “acordo verbal” já que as partes envolvidas, ou seja, contratante e contratado conversam e estabelecem as regras e acordam sobre elas sem precisar criar um contrato escrito e registrado. Há nesses casos o estabelecimento firmado sobre a confiança depositada em ambas as partes para o seu devido cumprimento.

Por outro lado, o contrato de trabalho expresso é aquele firmado através de um contrato escrito e registrado, o qual, dependendo do modelo de relação estabelecido entre contratante e contratado é considerado como o modelo burocrático.

São exemplos de contrato expresso: Contrato Social (quando se estabelece uma sociedade em um determinado tipo de negócio), Carteira de Trabalho (quando o contratado irá trabalhar para o contratante) e Contrato de Prestação de Serviços (quando o contratante decide pela execução de serviços que o contratado realiza e assim solicita ser atendido por ele).

O significado de Tácito está na categoria Significados