Significado de Tai Chi Chuan

O que é Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial que faz parte dos costumes e da cultura chinesa, sendo a China seu país de origem.

O estilo da arte marcial Tai Chi Chuan é suave e, diferentemente das outras artes marciais que trabalham a agilidade e a tensão muscular, a prática de Tai Chi Chuan favorece o relaxamento dos músculos.

O Tai Chi Chuan é considerado uma meditação através de movimentos.

Movimentos do Tai Chi Chuan/ Tai Chi Chuan movimentos

Todos os movimentos do Tai Chi Chuan são circulares, contínuos e delicados que, quando conciliado com determinado ritmo respiratório, alongam o corpo, relaxando-o.

Além disso, os movimentos do Tai Chi Chuan são desenvolvidos para promover o equilíbrio das forças vitais do organismo do praticante (a união da energia Yin e Yang) o que contribui para que todo o corpo execute suas funções de forma mais eficiente.

Os movimentos do Tai Chi Chuan, por serem leves, ocasionam um impacto positivo no sistema nervoso central construindo uma base para melhorar os outros sistemas orgânicos do corpo:

  • Músculos.
  • Aparelhos respiratórios.
  • Esqueleto.
  • Glândulas endócrinas.
  • Aparelho excretor.
  • Órgãos sensoriais.
  • Aparelho digestivo.
  • E sistema linfático.

Existem diversos estilos de Tai Chi Chuan e alguns deles incluem formas com leques, sabre, armas, espadas e bastões onde os praticantes buscam expressar a beleza dos movimentos. O tai chi também pode ser realizado com as mãos livres.

Existe um estilo de Tai Chi Chuan chamando “Estilo Chen” cujas formas (sequências de movimentos) são antigas e compostas por 75 ou 83 movimentos, mas há também formas curtas de 19 e 38 movimentos. Todos esses podem, em sua maioria, ser rápidos ou lentos e explosivos como quando se pratica o fajin.

Os mais populares são o Tai Chi Chuan estilo Yang e o Pai Lin, contudo o mais antigo é o Chen.

A expressão Tai Chi Chuan é a tradução literal do termo chinês Taijiquan.

  • Tai significa supremo, grandioso.
  • Chi significa viga mestra, viga da cumeeira de uma casa.
  • Chuan, em sua melhor tradução, significa boxe ou punho para supor a ideia de poder e domínio, de luta e movimento. No seu sentido mais profundo, se refere a eterna luta entre o Yang e o Yin para o estabelecimento da paz e harmonia.

O que é tai chi

Tai chi significa “último supremo”, “unidade suprema”, “suprema cumeeira”. Tai Chi Chuan é traduzido como “boxe da suprema cumeeira” ou “boxe do último supremo”.

Origem e influências do Tai Chi Chuan

A partir das influências das práticas Taoístas de circulação de energia é que o Tai Chi Chuan foi criado objetivando promover a melhora da circulação da energia e aumentar a vitalidade; tendo como base a observância das leis naturais Yin e Yang.

No entanto, o Tai Chi Chuan surgiu como uma arte marcial sofisticada que seria ensinada apenas dentro da própria família de seu criador.

Tai Chi Chuan RJ

A arte marcial Tai Chi Chuan foi introduzido no Brasil e no Rio de Janeiro por imigrantes chineses. O primeiro grão-mestre dessa arte marcial que foi visitar o RJ foi Chen Xiaowang.

Tai Chi Chuan BH

Existem diversas escolas de Tai Chi Chuan em BH (Belo Horizonte/MG). O “Centro Jai Vida” é uma das escolas mais antigas da capital e foi fundada em 1980.

Esse centro de Tai Chi Chuan em bh oferece aulas especiais também para crianças, gestantes e bebês.

O significado de Tai Chi Chuan está na categoria Significados