Significado de Taquicardia

O que é Taquicardia

Taquicardia é uma conotação médica usada para referir o aumento na frequência dos batimentos cardíacos de um indivíduo.

O que é Taquicardia

Como já mencionamos, a taquicardia é um termo médico utilizado para classificar aumentos da frequência cardíaca, a qual adota a medida de batimentos por minuto, bpm. Um adulto normal tem a frequência cardíaca que vai de 60 até 100 batimentos por minuto. Um aumento que supere os 100 batimentos por minuto já é considerado uma taquicardia. Esse brusco aumento é capaz de chegar até os 400 batimentos por minuto!

Existem alguns tipos de taquicardia, e agora você irá conhecê-los:

Taquicardia Sinusal

Esse tipo de alteração ocorre no nó sinusal, que é considerado o marca-passo natural do coração humano. Basicamente essa arritmia é caracterizada pelo aumento da frequência cardíaca que supera os 100 batimentos por minuto. Quando verificado em exame percebe-se que a origem dessa aceleração acontece no nó sinusal, localizado no átrio direito alto, uma região específica do coração.

Taquicardia Ventricular

Ventríloco é uma câmara inferior do coração. Todas as pessoas possuem dois ventrílocos, que são responsáveis pela função de bombeamento de sangue. A taquicardia ventricular causa uma aceleração na frequência cardíaca que fica em média nos 150 batimentos por minuto e faz com que o ventríloco não consiga bombear sangue adequadamente, o que pode levar a morte. Essa taquicardiaé diferentemente da  supraventricular é altamente letal.

Taquicardia Supraventricular

É uma alteração, ou, melhor dizendo, um distúrbio na frequência cardíaca originada por causa da alteração no átrio cardíaco ou mesmo no nó atrioventricular, duas conhecidas regiões do coração humano. Um fato interessante é que a taquicardia supraventricular pode ser causada pelo excesso de cafeína ou mesmo a excessiva tensão. Durante essa taquicardia os batimentos podem variar de 140 até 240 batimentos por minuto. Apesar da possibilidade da influência da cafeína os especialistas atribuem essa arritmia a falhas no sistema de condução elétrica do coração.
 

O significado de Taquicardia está na categoria Significados