Significado de Taxa de Mortalidade

O que é Taxa de Mortalidade

Taxa de mortalidade é uma expressão que designa uma espécie de índice ou de estatística que registra as mortes.

A taxa de mortalidade também pode se chamar de coeficiente de mortalidade. Ela é calculada a partir de dados de um índice demográfico de determinado local em um período de um ano. A estatística calcula o número de mortos a cada mil habitantes. De forma simples: o número de mortos em um espaço de tempo é dividido pelo número de habitantes da região. Então, esse valor é multiplicado por mil.

O significado da taxa de mortalidade é muito importante para entender as condições de vida, saúde e saneamento de uma região.

Taxa de mortalidade brasileira

A taxa de mortalidade brasileira costuma ser calculada tendo como base os dados coletados pelo IBGE, que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os resultados da taxa de mortalidade no Brasil são classificados por região e apresentados sob a forma de gráficos, divulgados pela mídia para mostrar a qualidade de vida nas diferentes regiões do país.

Com o passar do tempo, a taxa de mortalidade brasileira vem caindo ao passo que a expectativa de vida aumenta. A expectativa de vida é obtida através da média de vida das pessoas de determinada região. Expectativa de vida e taxa de mortalidade são dados essenciais para entender a qualidade de vida de uma região.

Se na década de 30 a taxa de mortalidade brasileira era de 25,3%, nos anos 70 essa taxa já havia caído, sendo de 9%. Já no início do século XXI, essa diminuição tornou-se ainda mais profunda. Entre 2008 e 2009 a taxa de mortalidade no Brasil chegou a 6,3%. Sendo assim, em oito décadas a taxa caiu quase 20%.

Essa diminuição da taxa de mortalidade do Brasil deve-se à evolução da medicina, à implantação de saneamento básico, à descoberta da cura e de remédios para diversas doenças. Além disso, a saúde pública gratuita também sofreu melhoras em sua infraestrutura. Houve também uma melhoria nas leis trabalhistas, dando aos trabalhadores mais direitos e também condições de trabalho mais dignas.

Taxa de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil é a taxa de mortalidade voltada especificamente para crianças, mais especificamente, este índice olha para o primeiro ano de vida. Esses dados são essenciais para entender melhor as condições de cuidado pré e pós natal, as condições sanitárias e as condições socioeconômicas de determinada região.

Junto da taxa de mortalidade, a taxa de mortalidade infantil brasileira também tem sofrido diminuições bastante acentuadas, o que se deve à vacinação de recém-nascidos que tem se tornado cada vez mais expressiva, com a maior conscientização da população e com maior disponibilidade de vacinas.

A taxa de mortalidade infantil é influenciada pelas condições de vida e de trabalho da região.

 

 

O significado de Taxa de Mortalidade está na categoria Significados