Significado de TBT

O que é TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é ThrowBack Thursday, expressão inglesa que pode ser traduzida para o português como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso.

A hashtag, simbolizada por #tbt, é uma tendência semanal de postagem nas redes sociais seguida por pessoas do mundo todo. Diversos usuários usam a hashtag para compartilhar e relembrar com carinho algumas de suas memórias, por isso “retorno” ou “regresso”. A gíria normalmente é utilizada na legenda e/ou descrição de fotos que remetem ao passado.

Além do significado popular que remete a momentos nostálgicos, a sigla tbt pode significar também technology-based training, que significa “treinamento baseado em tecnologia”, uma teoria de aprendizado e ensino a distância, vinculado ao uso de tecnologia.

O que é hashtag?

Hashtag é união do símbolo # com uma palavra-chave ou frase. No português, esse símbolo é formalmente chamado cerquilha, mas muitas vezes é chamado de “jogo da velha”, “sustenido”, “tralha”, “cardinal” ou, é claro, “hashtag”.

A funcionalidade surgiu no Twitter, mas hoje está presente nas principais redes sociais como o Facebook, Instagram e YouTube e outras redes sociais menos populares como o Telegram. O principal objetivo do uso das hashtags é categorizar assuntos, as chamadas tags, criando tópicos e discussões sobre temas específicos.

Qual o dia certo de usar #tbt?

O dia certo para usar #tbt, como o próprio significado deixa claro, é às quintas-feiras. Assim, durante as quintas-feiras, as redes sociais são bombardeadas com fotos do passado que remetem a sentimentos felizes acompanhadas da hashtag #tbt.

Há ainda uma pequena parcela de usuários que usam a gíria como referência a qualquer foto do passado que gere um sentimento de saudades, independente do dia da semana. Para isso, eles mudam o significado da hashtag #tbt de ThrowBack Thursday para ThrowBack To, que significa algo como “retornar para”, transmitindo a ideia de voltar àquele tempo da foto publicada sem estabelecer um dia específico da semana.

Origem de #tbt

A origem da gíria #tbt, assim como muitas tendências da internet, não é precisa. Mas é evidente que o surgimento do termo Throwback Thursday é bem anterior ao surgimento das redes sociais da forma que conhecemos hoje: de acordo com o site Know Your Meme, o termo foi introduzido no Urban Dictionary ainda em 2003.

A popularidade só se tornou expressiva por volta de 2012, com seu uso no Twitter e, principalmente, no Instagram. Nas redes sociais, a gíria está acompanhando diversas fotos nas páginas das principais celebridades e influenciadores populares, reforçando a tendência.

Além disso, os usuários das redes sociais adoram relembrar a infância, amigos antigos, relacionamentos, viagens, férias e todo tipo de coisas que trazem lembranças felizes. Outro fator que reforça a popularidade da hashtag é que fotos nostálgicas geram muitas curtidas e comentários, atraindo muita atenção e interação com seus seguidores.

Aqueles que usam as mídias sociais demonstraram gostar tanto da tendência que não se limitaram a utilizá-la apenas durante um dia na semana. Por isso, resolveram estendê-la até a sexta-feira com a hashtag #fbf, que significa FlashBack Friday, expressão inglesa que pode ser traduzida para o português como sexta-feira da retrospectiva.

Assim, ao contrário do #tbt que é utilizado às quintas-feiras, o #fbf é utilizado às sextas-feiras. Deste modo, aqueles usuários que esqueceram que postar aquela foto das férias passadas na quinta-feira com #tbt, tem a chance de postá-la na sexta-feira com #fbf.

Apesar de ainda pouco popular quando comparado à irmã mais velha, a hashtag #fbf tem ganhado cada vez mais espaço, sendo aderida por famosos e influenciadores digitais, especialmente no Instagram.

O significado de TBT está na categoria Significados