Significado de TCC

O que é TCC

TCC é uma sigla bastante utilizada em meios acadêmicos de língua portuguesa e o significado de TCC é Trabalho de Conclusão de Curso.

O que é TCC

O TCC é um trabalho que o aluno universitário ou de pós-graduação faz ao final de sua formação e, sem ele, não é possível conseguir o diploma.

O TCC pode ter formato de monografia ou de artigo e, em geral, é obrigatório para a obtenção do diploma, o que quer dizer que o aluno que não fizer o TCC ou que não conseguir nota satisfatória não será considerado como tendo concluído aquele curso.

O TCC varia de acordo com cada curso, mas costuma ser padrão no sentido de seguir as normas de formatação da ABNT, fazer uso de linguagem formal e incluir alguma espécie de pesquisa acadêmica e uma bibliografia extensa.

O TCC, usualmente, está ligado a cursos de graduação, embora seja opcional em muitos. Apesar disso, outros cursos também podem pedir o TCC, como cursos de especialização ou MBA. Mestrado e Doutorado também possuem uma espécie de trabalho de conclusão de curso, só que mais específicos: Ao final do mestrado, apresenta-se a dissertação. Ao final do doutorado, a tese. Sem a aprovação desses trabalhos, o estudante não poderá obter o título de mestre ou o título de doutor.

Em geral, o TCC é produzido e elaborado de maneira individual, mas isso é costume, não regra. Depende do professor responsável determinar se o TCC será realizado individualmente, em duplas ou em grupos.

O TCC, seja ele qual for, costuma seguir uma metodologia padrão: a princípio, deve ser escolhido o tema a ser estudado. Então, faz-se um recorte no tema e é definida a tese que será defendida. A partir daí o aluno realiza pesquisas que comprovem e suportem sua tese. Com o resultado das pesquisas em mãos, o trabalho começa a ser escrito.

É importante que todo o trabalho seja apoiado em uma extensa bibliografia que sirva de respaldo para os atos e afirmações do pesquisador.

Para garantir que o TCC tenha qualidade e siga as regras, além de auxiliar na aprovação, cada aluno possui um orientador. A figura do orientador é responsável por direcionar o estudante ou pesquisador, dar dicas e auxiliar com as dificuldades que aparecerem ao longo da pesquisa.

Via de regra, o TCC é entregue para avaliação e o aluno deve fazer sua sustentação oral frente a uma banca examinadora.

O significado de TCC está na categoria Significados