Significado de Temática

O que é Temática

Temática é um adjetivo derivado do substantivo tema, palavra proveniente do latim, “thema” que, por sua vez, vem do grego antigo, “thema”, que tinha o significado de “por, colocar em algum lugar”.

O que é temática?

Temática refere-se ao assunto a ser desenvolvido em uma obra literária, ou seja, tem o mesmo significado que tópico, objeto, teor, tema, entre outros.

A temática, portanto, é um conjunto de tópicos ou assuntos tratados em qualquer obra artística, sendo o argumento ou enredo dentro de uma novela, uma peça de teatro ou um filme. A temática é o contexto tratado dentro do que o autor se propõe.

Quando tratamos de um texto acadêmico, a temática é a ideia central, que deve ser desenvolvida pelo autor, uma ideia simples ou complexa que deve ser apresentada de forma inteligível para que seja bem assimilada pelos leitores.

No gênero narrativo conhecido como saga, a temática é a narração de lendas, contando aventuras de personagens, famosos ou não, vivendo uma série de aventuras reais e surreais, num universo que pode ser factível ou não.

Na gramática, a temática é um elemento que modifica a raiz de um vocábulo, que é dirigida por um discurso ou um tipo de escrita.

Na filatelia, temática é uma coleção de selos com um mesmo assunto, lançados em série, apresentando um motivo em cada coleção de valores diferentes.

Um parque temático é um local onde existem diversas atrações, organizadas em torno de um mesmo assunto, especializadas num único tema. Um parque aquático é um parque temático onde o tema é a diversão aquática.

Nos estudos científicos, temática é cada uma das principais questões de um programa de estudos.

Na linguística, temática é uma informação conhecida, partindo de uma instrução que se torna a premissa de uma exposição.

Na música, a temática é a melodia mais simples, que forma a base para o desenvolvimento de uma composição mais complexa, podendo ser, também, por extensão, qualquer peça musical.

Área temática

Em termos gerais, uma área temática é o âmbito de atuação de alguns segmentos sociais, como, por exemplo, quando tratamos de Organizações Não Governamentais, as ONGs, que atuam em áreas diferentes, com a implantação e o desenvolvimento de trabalhos com as mais variadas temáticas, ligando-se à educação, às crianças e adolescentes, à profissionalização, a pacientes com determinadas doenças, ao meio ambiente, às classes menos favorecidas e minorias raciais e étnicas.

O significado de Temática está na categoria Significados