Significado de Tênue

O que é Tênue

Tênue é uma palavra morfologicamente oriunda do latim Tenuis, que significa delicado, fragil, fraco ou sútil. Ela é classificada gramaticalmente como um adjetivo, que tem o obejtivo de caracterizar um objeto fino, de pouca espessura, alguma coisa que possui pouca importância ou valor, assim como algo com pouca resistência e força.

Normalmente, o termo tênue é usado como figura de linguagem, ou seja, o significado dessa palavra em algumas expressões torna o sentido da palavra mais amplo. O termo pode ser aplicado em diversos contextos, como é o caso de alguns exemplos a seguir:

"A fome no mundo apresentou uma tênue queda no mundo." (Nesse caso quer dizer que apresentou uma baixa queda).

"Fulana apresenta uma força tênue." (A pessoa apresenta pouca força).

"Naquela sala existe uma luz bastante tênue, o que a deixa mais aconchegante." (Quer dizer que na sala existe uma luz baixa, de pouca intensidade).

Portanto, é possivel notar que no Brasil essa palavra pode ser empregada para descrever diversas situações.

Linha tênue

A expressão brasileira linha tênue é usada para descrever a relação de proximidade entre duas coisas, de como elas estão separadas por um curto espaço.

Abaixo segue um exemplo do uso da expressão na música da cantora Maria Gadú.

"Entre o bem e o mal a linha é tênue meu bem".

Na música, linha tênue representa uma figura de linguagem referindo-se a proximidade do amor e do ódio, do bem e do mal.

O significado de Tênue está na categoria Significados