Significado de Termo Científico

O que é Termo Científico

Significado de Termo Científico

Termo científico refere-se as palavras ou expressões que são próprias da ciência e que para serem compreendidas no contexto em que são utilizadas requerem um mínimo de compreensão sobre o campo cientifico ao qual elas se referem.

O Que é Termo Científico

Um termo científico é sempre algo dito ou escrito, uma palavra, uma palavra composta ou expressão, que tem um caráter científico, ou seja, diz respeito a uma área do conhecimento construída com rigor técnico e experimentação, diferente do senso comum e que não carrega carga ideológica.

Na linguagem coloquial, podemos usar qualquer palavra para se referir às coisas, desde que nosso interlocutor compreenda o que queremos dizer. Um termo científico não convém ser usado em qualquer ocasião, ele foi concebido para atender as exigências técnicas da área do saber a que ele pertence, sendo, portanto, na maioria das vezes, incompreensível para aqueles que não estão familiarizados com o ramo da ciência a que ele pertence.

Praticamente tudo o que conhecemos na natureza tem um nome popular, usado de forma comum e corriqueira, como as diversas formar de vida animal ou vegetal, por exemplo. Contudo, ao estudarmos essas formas de vida por um viés científico, nos deparamos com uma imensa gama de nomes e termos científicos, que foram confeccionados à medida que o homem avançava em seu entendimento sobre a natureza e seus fenômenos.

Com isso, em cada área do conhecimento, é possível que seus respectivos estudantes e profissionais, ao se comuniquem entre si através de termos científicos impeçam a compreensão daqueles que são leigos sobre o assunto.

O significado de Termo Científico está na categoria Significados