Significado de Tigres Asiáticos

O que é Tigres Asiáticos

Tigres Asiáticos é o nome pelo qual ficaram conhecidos Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura, quatro economias asiáticas que, a partir dos anos 60, mas sobretudo nos anos 80 e 90, conquistaram elevados índices de desenvolvimento e crescimento econômico, chamando a atenção de todo o mundo.

O surgimento dos tigres asiáticos se deu por influência do modelo econômico japonês implantado a partir da Segunda Guerra Mundial, que permitiu que o país se reerguesse da derrota no conflito e se tornasse uma das nações mais prósperas do mundo. O modelo japonês apostou em um grande incentivo às exportações e um baixo incentivo às importações, criando uma indústria forte voltada para o mercado externo, o que deu muito certo.

O sucesso do modelo japonês foi implantado em algumas economias da Ásia posteriormente, e novamente com grandes resultados, fazendo com que regiões antes muito pobres, com índices de desenvolvimento humano comparados aos da África, atingissem uma elevada taxa de crescimento, elevando essas regiões a um nível social comparado ao de países ricos.

O termo “tigre” foi escolhido para se referir a esses países por designar uma fera típica da Ásia, um animal forte, robusto, ágil, implacável, características que descreviam o que essas economias estavam representando para o mundo de então.

Os chamados Tigres Asiáticos, além de incentivarem a industrialização e a exportação, tiveram também como vantagem competitiva o fato de serem originalmente regiões pobres, com muita carência de trabalho, de modo que havia muita mão de obra barata disponível. Outro fator importante para o seu sucesso foi o grande incentivo à educação, que criou especialistas locais para as mais diversas áreas e capacitou trabalhadores, qualificando a mão-de-obra.

Interessante notar também a respeito dos Tigres Asiáticos que esses não são todos países. A Coreia do Sul é um país, assim como Taiwan. No entanto, Hong Kong é uma cidade independente economicamente, mas que pertence a China, enquanto que Cingapura é uma cidade-estado.

Mais tarde, o termo “tigre” se tornou uma espécie de jargão na economia para designar um país que obteve grande desenvolvimento econômico em pouco tempo, e assim temos os Novos Tigres Asiáticos, também chamados de Tigres Asiáticos de Segunda Geração constituídos por Filipinas, Malásia, Tailândia, Indonésia,  e Vietnã.

O significado de Tigres Asiáticos está na categoria Significados