Significado de TOC

O que é TOC

TOC é um acrônimo.

O que é TOC:

O significado de TOC é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou seja, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que tem como caraterística principal a presença de pensamentos compulsivos que fazem com que a pessoa sinta um grande desconforto e sofrimento, pois ela está aprisionada por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos que acabam sendo desagradáveis, que não tÊm sentido (na ideia de fazer tanta repetição) e que são extremamente difíceis de serem evitados.

A pessoa com TOC possui crises recorrentes de obsessões e compulsões. A obsessão é conceituada como os pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa e, de forma insistente, permanecem incomodando-a até que ela faça o ritual própria da compulsão, seguindo suas regras e etapas (rígidas e pré-estabelecidas), que irão ajudar no alívio da ansiedade.

A pessoa acaba tendo medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos (os “rituais” ou “manias”, como se diz), que são acompanhados por mal-estar, tornando-se escrava deste determinado comportamento. Alguns exemplos de preocupações que mais atingem as pessoas com TOC envolvem:

  • Rituais de limpeza e higiene,
  • Simetria,
  • Perfeccionismo,
  • Organização,
  • Colecionismo,
  • Contagem,
  • Checagem ou conferência,
  • Entre outros.

Por exemplo:

  1. Uma pessoa que verifica várias vezes a mesma porta para ver se ela está realmente trancada possui TOC,
  2. Uma pessoa que lava as mãos várias vezes tem TOC,
  3. Um indivíduo que se preocupa demais, o tempo todo, com a limpeza da casa, tem TOC,

O TOC também pode apresentar sintomas como: pensamentos agressivos associados com morte, doenças ou acidentes; indecisão perante situações corriqueiras porque provoca medo que a escolha errada desencadeie alguma desgraça; dificuldade no pronunciamento de determinadas palavras, entre outros.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é o segundo transtorno mais comum no mundo, perdendo somente para a depressão.

O TOC pode ser dividido em dois tipos:

  1. Transtorno Obsessivo-Compulsivo Subclínico (TOC Subclínico): são os tipos de rituais e obsessões que mesmo que se repitam com frequência, eles não atrapalham a vida do sujeito, e
  2. Transtorno Obsessivo-Compulsivo propriamente dito: são quando as obsessões persistem de uma forma até que seja necessário que seja feito o exercício da compulsão para aliviar a ansiedade.

Causas do TOC

Não há um total esclarecimento sobre as causas do TOC. É muito provável que ocorra um problema multifatorial, sugerindo que, por meio de estudos, ocorram alterações na comunicação entre certas zonas do cérebro que utilizam a serotonina.

É também comum que a causa seja genética, isto é, quando já teve (ou tem) alguém da família com histórico do transtorno.

Tratamento do TOC

O tratamento do TOC pode ser classificado como leve, moderado ou grave, sendo tratado por medicações ou não.

Se for medicamentoso, o tratamento é por meio de antidepressivos inibidores de receptação de serotonina. A abordagem não medicamentosa se dá por meio da terapia cognitivo-comportamental e garante eficácia.

É fundamental que a família e amigos próximos da pessoa tenham pleno conhecimento das caraterísticas da doença para fornecer apoio e auxiliar no tratamento. Esconder os sintomas – tanto por insegurança ou por vergonha – é considerado algo péssimo, pois isso acaba adiando o tratamento e agravando a doença.

O significado de TOC está na categoria Significados