Significado de Tosco

O que é Tosco

Tosco é o mesmo que rude, bruto, mal-acabado. O termo tosco pode ser usado como sinônimos de muitas palavras, assim podemos encontrar nos mais diversos contextos.

Aquilo que é tido como grosseiro, sem cultura, bronco, pode ser sinônimo de tosco, assim como, no mesmo sentido, bárbaro, selvagem, caipira, suburbano, também podem ser. Na mesma medida, podemos designar como tosco sob essa ótica, aquele que não tem um comportamento adequado, não tem refinamento, elegância, eloquência.

No contexto da manufatura, utilizamos a palavra tosco para apontar o material que se encontra em seu estado original, que não sofreu lapidação, não foi lavrado, trabalhado, esculpido.

A palavra tosco vai aparecer ainda empregada para expressar algo que foi ou é feito sem o devido refinamento exigido, sem os cuidados necessários; aquilo que tem como resultado final algo grosseiro, o que não é bem feito, medíocre.

Etimologia de Tosco

O termo tosco teria surgido do latim vulgar tuscus. Na antiga Roma, havia um bairro etrusco, e os romanos da cidade costumavam chamar os moradores de bairro de tuscus.

Os etruscos e os romanos, durante muitos anos rivalizaram culturalmente, e nessa rixa não eram raros os ataques onde alguém de um dos lados se referia a cultura do seu rival como algo inferior. Essa rixa foi trazida para a cidade de Roma, e como os tuscus na disputa eram tidos como aqueles que tem um cultura inferior, o termo com o tempo passou a designar qualquer tipo de cultura ou aspecto dela que tem uma qualidade considerada inferior.

O significado de Tosco está na categoria Significados