Significado de Totem

O que é Totem

Totem é um termo cujo significado é um símbolo sagrado que se utiliza como emblema por clãs ou tribos, sendo considerado por eles mesmos como seus grandes ancestrais e protetores. O totem normalmente é parte de uma coluna ou poste que frequentemente é representado por um animal, planta ou objeto.

O termo totem deriva da palavra “odoodem”, cujo significado é “marca da família” na linguagem indígena Ojibwe dos índios norte-americanos.

Os totens são sempre vistos por essas tribos como uma espécie de talismã, ou seja, um objeto criado para ser venerado e cultuado por um determinado grupo. Em determinadas tribos, o totem também pode ser simbolizado por diversos objetos como identidade da qual a família pertence.

Como já mencionado anteriormente, os totens podiam ser representados por animais, plantas, objetos ou fenômenos que eram considerados como coisas sagradas para aquela determinada sociedade.

O totem é basicamente um símbolo familiar com poderes sobrenaturais e características protetoras e tranquilizantes. Apesar da sensação protetora, os totens também emanavam uma essência temerária para manter os adoradores sobre controle, pois, por serem tão desconhecidos, eram sempre rodeados por uma aura aterrorizante, supersticiosa e mágica, algo totalmente surreal para a simples mente mortal.

Entre os índios nativos da América do Norte, o totem é um desenho meticuloso e cuidadosamente esculpido e trabalhado em madeira para formar uma enorme escultura que causava tanto medo e admiração. Os totens originais que foram construídos no século XIX podem ser vistos ainda hoje nos museus dos Estados Unidos e do Canadá. Nos Estados Unidos, a cultura clássica dos povos nativos sempre teve muita força em determinadas regiões, e o totem sempre foi considerado como um espírito protetor do indivíduo em questão.

Totemismo

O “totemismo” é a encarnação da veneração e amor aos totens que foi citado anteriormente. É uma crença religiosa que utiliza o totem como pilar central, um elemento de adoração que estabelece uma estranha e sobrenatural relação entre o ser humano e o ser natural. Essa relação tem em sua base uma relação e origem comum entre os dois seres.

O totemismo é uma religião que muitas vezes é associada ao xamanismo, pois esta também é uma religião com origem indígena.

Apesar disso, é importante ressaltar que as duas religiões são diferentes. O totemismo, como já foi mencionado anteriormente, utiliza os totens como encarnações de sua adoração e como pontes de ligação entre sua forma física e a própria essência da natureza.

Já o xamanismo é uma religião indígena que se baseia em crenças ancestrais para práticas de magia e evocações para estabelecer uma conexão com o mundo espiritual. Enquanto o totem é a ligação entre os dois pontos no totemismo, o xamanismo também possuí uma ligação entre dois pontos, que é o xamã, uma pessoa que acreditavam ter a capacidade de entrar em transe e entrar em contato com o mundo espiritual.

Os crentes no totemismo não podiam matar, em hipótese alguma, o animal que o totem representava. Tão pouco podiam comer sua carne ou mesmo tocar no animal.

O significado de Totem está na categoria Significados