Significado de Toxoplasmose

O que é Toxoplasmose

Toxoplasmose é classificado como um substantivo feminino. A palavra se forma por meio de toxo, que significa “veneno”, mais plasma, “parte líquida do sangue” e –osis, que é um sufixo que indica uma condição anormal de saúde.

O que é Toxoplasmose:

O significado de Toxoplasmose é uma doença infecciosa, muito conhecida como “doença do gato”, sendo não contagiosa, gerada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que está disseminado por quase todo o reino animal. Por isso, aves e mamíferos, inclusive os humanos, podem ser infectados pelo protozoário e ter esta doença.

A transmissão da toxoplasmose acontece de várias formas que são as chamadas formas adquiridas, citadas abaixo:

  • Ingestão de alimentos contaminados – principalmente de porco e de carneiro, quando cruas ou mal passadas, em especial,
  • Ingestão de vegetais que contenham os cistos do protozoário, após estes terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros,
  • Em transmissão direta pelo contato de utensílios contaminados,
  • Em transmissão direta pelo contato e manuseio da terra e areia,
  • Por transfusões de sangue ou por transplante de órgãos.

Ainda, o feto pode adquirir a doença durante a gravidez.

Normalmente, a toxoplasmose é uma doença assintomática – grande parte dos adultos infectados apresentam poucos sintomas ou até mesmo nenhum. Entretanto, em alguns casos alguns sintomas podem surgir. São eles:

  • Dor de cabeça,
  • Coriza,
  • Dor no corpo,
  • Febre,
  • Fadiga, e
  • Dor de garganta.

Em pessoas que estão com a imunidade debilitada, outros sintomas mais específicos podem surgir, como é o caso das convulsões, visão turva, dificuldades de coordenação, confusões e infecções respiratórias.

Tratando-se ainda da forma assumida da toxoplasmose, é possível afirmar que a doença é, basicamente, benigna. O importante é procurar um profissional de saúde para realizar um exame de sangue para ter certeza da existência ou não desta doença.

Para tanto, o diagnóstico ocorre através da análise e pesquisa de anticorpos da classe IgG, IgM e IgA. Se o diagnóstico for positivo, deve-se realizar o tratamento para que o parasita seja eliminado do organismo para que ele não se multiplique - o médico poderá ainda tratar o paciente para melhorar os sintomas da doença.

Toxoplasmose Congênita

A toxoplasmose congênita é aquela em que se é transmitida durante a gravidez, ou seja, da mãe para o feto.

As complicações da toxoplasmose para o feto variam conforme o trimestre de gravidez. No primeiro trimestre, a transmissão tem a probabilidade de ser sucedida em 10-20%, mas a criança poderá ter encefalite e nascer com sequelas da doença. Ela pode ainda apresentar lesões oculares cicatriciais, o que será um enorme prejuízo para a visão, além de outros problemas.

Pelo grande estrago, a chance de um aborto espontâneo é alta.

No segundo trimestre, o feto consegue sobreviver de maneira razoável com as investidas do parasita, mas a criança pode nascer com retardo mental e problemas oculares. No terceiro trimestre, é o momento em que a transmissão é mais comum, porém é menos problemática.

O significado de Toxoplasmose está na categoria Significados