Significado de TPM

O que é TPM

TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual que é uma síndrome que acomete mulheres, em menor ou maior grau, durante toda a fase de menstruação. É caracterizada pelo conjunto de sintomas físicos e psíquicos que antecedem à chegada efetiva da menstruação.

As principais causas da TPM estão diretamente ligadas às alterações hormonais que deixam o organismo da mulher mais instável. Os hormônios estrógeno (feminino) e progesterona (masculino) influenciam na transmissão de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina que são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Os principais sintomas que acometem as mulheres que sofrem de TPM são: dor de cabeça, ansiedade, inchaços na região da barriga, depressão, forte irritabilidade, vontade incontrolável de chorar, sensibilidade nas mamas (mastalgia) e forte cólica abdominal.

Algumas mulheres sentem esses sintomas vários dias antes da menstruação, enquanto outras relatam que os efeitos perduram até os primeiros dias do fluxo menstrual. Mas, todas elas reclamam dos efeitos causados pela TPM e a dificuldade de compreensão por parte dos amigos e parceiro que, muitas das vezes, veem esse período de forma banal.

Entretanto, é comum a mulher não detectar imediatamente que está sofrendo de TPM e demorar a perceber que a melancolia repentina que lhe tomou não é um pressentimento, mas sim os sintomas iniciais da TPM. Algumas mulheres sentem grande vontade de comer doces o que, na verdade, é uma necessidade do organismo de regular os níveis de hormônios como a serotonina que auxilia no bom humor e bem estar.

TPM é ainda uma sigla para o termo inglês (Total Produtive Maintanance) que, ao ser traduzido é o mesmo que Manutenção Produtiva Total que é uma ferramenta de origem japonesa criada para auxiliar na competitividade e produtividade de uma empresa. Para isso, é necessário trabalharem os três princípios fundamentais que são: melhoria das pessoas, dos equipamentos e a qualidade total.

O significado de TPM está na categoria Significados