Significado de Trainee

O que é Trainee

Trainee é um substantivo da língua inglesa utilizado tanto para o sexo feminino como para o sexo masculino. Seu significado é “em treinamento”.

O que é Trainee:

Trainee é um termo usado para designar um cargo hierárquico em uma empresa designado para profissionais que ainda estão em processo de treinamento.

Geralmente, são jovens recém-formados ou que ainda estão estudando algum curso superior. Algumas organizações, em seus determinados programas de trainees, procuram por profissionais que já tenham concluído o ensino há cerca de 2 ou 3 anos.

Em grande parte das empresas, a idade média requerida do jovem (para que seja possível fazer parte do programa de trainee) é entre 22 a 30 anos e ainda pedem por fluência em pelo menos um idioma.

Um trainee está em treinamento para assumir algum cargo superior na empresa mais adiante, como, por exemplo, como gerente ou coordenador – e por isso passa por diversos setores da empresa para compreender o funcionamento dele, além de participar de workshops, palestras e cursos que promovam maior conhecimento relacionado ao trabalho.

Dessa maneira, o trainee estará treinando para uma ocupação efetiva como funcionário da empresa e por isso, ele se difere do estagiário, que poderá ou não ser contratado pela empresa ao se graduar no ensino superior. Embora futuramente ele tenha uma ocupação efetiva, o trainee já é reconhecido como profissional qualificado.

Um programa de trainee tem duração de 6 meses a 1 ano – após esse período o trainee passar a ter um cargo júnior para que futuramente, com mais experiência, passe para um cargo sênior.

No país, algumas das empresas mais conhecidas e que oferecem programas de trainee são a Gerdau, Ambev, Nestlé, Unilever e várias outras. Pode-se notar que quem mais possui programas de trainee são empresas multinacionais, pois possuem tempo e dinheiro a serem investidos em novos talentos.

O significado de Trainee está na categoria Significados