Significado de Tsuru

O que é Tsuru

Tsuru é uma ave considerada sagrada no Japão, uma lenda na cultura japonesa. Ela é uma espécie da família das cegonhas. É também o símbolo da boa sorte, da felicidade, da saúde, da longevidade e da fortuna.

Acreditava-se que a ave tsurupoderia viver mil anos e queera uma companhia dos ermitões que subiam as montanhas para fazerem suas meditações e segundo suas crenças, dessa forma adquiririam poderes para não envelhecerem.

A lenda diz também que quem fizer mil tsurus, através de uma técnica japonesa chamada origami, arte de fazer figuras através de dobraduras de papéis, terá seu pedido atendido. Durante a confecção dos tsurus a pessoa deve mentalizar seu desejo, dessa forma o mesmo poderá ser realizado.

Antigamente as figuras do tsuru feitas de papel eram usadas somente para enfeites de quartos de crianças, mas com o passar do tempo e da história da menina Sadako Sasaki, os tsurus passaram a fazer parte de todas as ocasiões especiais, como casamentos, templos e comemorações, até mesmo em meio às orações.

O tsuru e o Dia da Paz

Após a explosão da bomba de Hiroshima, em 1945, várias doenças acometeram àqueles que sobreviveram a essa grande tragédia.

Quando a bomba explodiu em Hiroshima,a pequena Sadako, que até então possuía somente dois anos de idade, sua mãe eum irmão não foram afetados pela explosão, pois moravam longe do ponto de ataque.

Mas, no momento de sua fuga para um lugar distante, eles foram afetados pela grande radioatividade emitida pela bomba.

Mas, até os 12 anos Sadako Sasaki levava uma vida alegre e tranquila, quando um belo dia começou a sentir fortes dores e foi levada para o hospital, sendo diagnosticada com leucemia, doença causada devido aos efeitos da bomba atômica.

Quando estava no hospital, uma amiga a presenteou com umorigami em formato de tsuru, relatando a ela a lenda dos mil tsurus, segundo a qual, quem conseguisse fazer mil tsurus de origami poderia ter um desejo atendido.

Assim, Sadakoficou muito entusiasmada e começou a fazer os seus próprios tsurus, desejando a sua cura. Porém, com o passar do tempo sua doença foi se agravando, e ela então, percebendo que sua cura talvez fosse algo muito além de seu desejo e que sua doença era um efeito de algo muito maior que sua vontade, a guerra, então mesmo muito debilitada e com dificuldades para continuar as dobraduras, começou a desejar que no mundo houvesse somente a paz. Mas, infelizmente antes de completar seus mil pássaros ela faleceu.

Então, seus amigos decidiram terminar a confecção dos tsuruse no dia do seu velório ela foi enterrada com as mil aves.

Com a ajuda de muitas crianças e várias outras doações, em 1958 foi criado um monumento feito de granito simbolizando o Monte Horai em homenagem a Sadako e as crianças vítimas da tragédia da guerra, esse monumento é chamado de Torre dos Tsurusou Monumento das crianças à paz, situado no parque da Paz.

No alto desse monumento se encontra uma imagem de Sadako segurando um tsuru, tendo em sua base a seguinte escritura: “Este é o nosso grito. Esta é a nossa oração: Paz no mundo”.

Hoje as pessoas enviam enormes quantidades de tsurus coloridos pelo Japão e pelo mundo todo em forma de carinho e solidariedade, ou seja, desejando um mundo sem guerras e melhor para se viver!

O significado de Tsuru está na categoria Significados