Significado de Turnover

O que é Turnover

Turnover é uma palavra que tem origem na língua inglesa, sendo traduzida em nosso idioma como renovação, virada, reversão.

O que é turnover?

O termo turnover pode ser utilizado nos mais variados contextos, embora seja mais utilizado na área de Recursos Humanos, significando a rotatividade de pessoal dentro da organização, servindo como base para considerar um índice calculado sobre a admissão e demissão de empregados num determinado período.

Nas empresas, o turnover tem como tradução a palavra rotatividade, e esse índice muitas vezes é utilizado para medir a saúde da organização, o seu clima organizacional e a satisfação dos empregados.

O percentual de turnover dentro de uma organização deve ficar em torno de 5%. Acima disso, os analistas de Recursos Humanos consideram que existe algo de errado na empresa. Com índices superiores a 5%, conforme os analistas, é preciso analisar os motivos para a alta rotatividade. O pressuposto é que as pessoas possuem necessidades, mas, ao mesmo tempo, criam vínculo com as empresas em que trabalham, devendo sentir-se felizes com a atividade laboral.

Além dessa análise, os administradores também percebem que os empregados de uma empresa são os reais detentores do conhecimento das rotinas de trabalho, dos serviços prestados pela empresa, e, assim, conseguem dominar as atividades, desempenhando-as rotineiramente. Quando um empregado pede demissão ou é demitido, essas atividades sofrem alterações em maior ou menor grau, causando problemas na rotina.

O cálculo do turnover de uma empresa determina a percentagem de substituição dos empregados e servem, portanto, para analisar também a capacidade de retenção da empresa com relação aos seus empregados. Um dos ramos que mais apresentam alta rotatividade são as empresas de call center, que possuem os mais altos índices de turnover, principalmente em virtude dos baixos salários e o estresse produzido pelo trabalho.

A fórmula utilizada para calcular o turnover é feita no seguinte formato:

[(n° de demissões + n° de admissões)/2] / n° de funcionários

O resultado é multiplicado por 100 para se chegar à percentagem. O cálculo geralmente é feito mensalmente, considerando as admissões e demissões dentro de um mesmo período, para ter uma base de sua flutuação.

Muitos teóricos de Recursos Humanos questionam esse tipo de cálculo, principalmente para empresas que apresentam crescimentos ou reduções de seu movimento num determinado período. Empresas como hotéis e supermercados, por exemplo, possuem grandes oscilações no movimento, principalmente pela sazonalidade.

O turnover também pode ser utilizado para calcular o volume de negócios de uma empresa num período de tempo, ou à quantidade de ações movimentadas na Bolsa de Valores, entre outras aplicações.

Turnover proteico

O turnover proteico tem a ver com as alterações ocorridas na quantificação de um determinado nutriente durante o processo de síntese pelo organismo num determinado período de tempo. Como a síntese e a degradação de nutrientes acontecem simultaneamente, o turnover proteico deve ser visto como um fenômeno sem flutuações, considerando que a substituição de moléculas acontece sempre num período de tempo determinado.

Existem alguns modelos criados para medir e analisar o turnover proteico, sendo os mais frequentes o modelo dos três compartimentos, do metabolismo proteico da glicina e o do fluxo de aminoácidos.

As flutuações ocorridas no turnover proteico são atribuídas a diversas causas, como ingestão abaixo do necessário, neoplasias, septicemia, ou doenças metabólicas, além de enteropatias, que é a má absorção de nutrientes, através de problemas causados por colites, doença de Crohn ou doença celíaca. O organismo, quanto tem alto turnover proteico, também pode estar passando por deficiência de eletrólitos ou de vitaminas.

Turnover – basquete e futebol americano

No mundo esportivo, principalmente no basquete e no futebol americano, o sentido de turnover tem a ver com a perda da bola de um jogador para o time adversário. No futebol, também é usado para definir a saída e entrada de técnicos num time durante um campeonato.

O significado de Turnover está na categoria Significados