Significado de Ubíquo

O que é Ubíquo

Ubíquo é uma palavra proveniente do latim, de “ubique”, que tem o significado de onipresença, de estar em vários lugares simultaneamente.

O que é ubíquo?

Ubíquo é um adjetivo que identifia uma pessoa que está onipresente.

Segundo o princípio da ubiquidade, Deus pode ser considerado uma entidade ubíqua, já que é onipresente, estando em todo o Universo ao mesmo tempo e sabendo tudo o que acontece em todos os locais.

São sinônimos de ubíquo onipresente, global, pervasivo, isto é, algo que está espalhado, que pode se difundir por qualquer parte, que é de uso geral e completo. Um tratamento pervasivo é um tratamento que cuida de todos os problemas orgânicos de uma pessoa.

A palavra ubíquo refere-se mais à capacidade sobrenatural de estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo, podendo também ser considerada uma bi localização, ou presença em múltiplos lugares. O dom da ubiquidade é algo considerado não natural, inexplicável, podendo mesmo ser considerado como milagre ou bruxaria.

A ubiquidade, considerada como dom sobrenatural, também fez parte da vida de alguns santos cristãos, sendo, no Oriente, associada com frequência a figuras místicas do budismo e de outras religiões antigas.

Conta-se que Santo Antonio de Lisboa mostrou ser ubíquo numa ocasião em que estava celebrando missa em Lisboa e apareceu na Itália, para defender seu pai, que havia sido injustamente acusado de um crime. Estava ao mesmo tempo nos dois lugares, fazendo duas coisas completamente diferentes.

Em informática, temos a expressão computação ubíqua para denominar um modelo que permite que usuários de equipamentos móveis fiquem interligados com outros usuários ou serviços. A computação ubíqua fornece maior mobilidade, apresentando-se simultaneamente na rede mundial de computadores.

Em microbiologia, as bactérias podem ser considerados elementos ubíquos, uma vez que se encontram em todos os ambientes conhecidos, podendo sobreviver na terra, na água e no ar, sendo ainda encontradas no organismo humano ou em locais em que outros seres não conseguem sobreviver.

O significado de Ubíquo está na categoria Significados