Significado de UFC

O que é UFC

UFC é como é conhecida a empresa Ultimate Fighting Championship, uma organização dos Estados Unidos que promove lutas de MMA ou Mixed Martial Arts, que em português traduz-se como Artes Marciais Mistas.

O Que é UFC

O UFC foi fundado em 12 de novembro de 1993 por Art Davie e pelo brasileiro Rorion Gracie. A ideia inicialmente era promover combates entre competidores de diversas artes marciais fazendo-os lutar entre si. Contudo, com o tempo, os competidores começaram a adotar técnicas de diferentes artes marciais, com destaque para o lutador Marcos Ruas, que juntamente com outros, foram pouco a pouco dando origem ao que hoje é conhecido como MMA ou Artes Marciais Mistas.

Entre os estilos de luta que podemos ver no UFC e que compõe as diversas técnicas que fazem as Artes Marciais Mistas, podemos citar: jiu-jitsu brasileiro, wrestling, boxe, judô, muay thai, karatê, tae kwon do, entre outras.

No UFC, os lutadores lutam em um ringue composto de oito lados, que tradicionalmente é simplesmente chamado de “octógono”. No octógono, há uma grade que impede que os combatentes saiam do ringue. As lutas têm três assaltos de cinco minutos cada e quando temos uma disputa de título, são cinco assaltos de cinco minutos.

O UFC originalmente era pra ser um grande espetáculo de TV, e o seu nome original era War of the Words ou WOW; inspiraram o evento as lutas de Vale-Tudo que haviam no Brasil, uma luta violenta em sem regras. Contudo, o violento espetáculo agradou os espectadores da TV paga nos Estados Unidos e pouco a pouco o que era pra ser um show de TV foi se transformando em um esporte lucrativo e com regras bem definidas.

O UFC, originalmente era organizado em forma de campeonatos onde lutadores de diferentes estilos, tamanhos e pesos se enfrentavam numa luta praticamente sem restrições até sair um campeão. Entretanto, os organizadores foram percebendo que promover lutas era mais lucrativo do que promover campeonatos e pouco a pouco o evento se transformou em uma série de lutas, tendo uma luta principal que era a última da noite, muitas vezes uma defesa de cinturão.

A violência do esporte fez com que a opinião pública e alguns políticos americanos fizessem campanha para o banimento do UFC, o que quase extinguiu a luta e fez falir a empresa e as demais que também começaram a promover esse tipo de competição. Porém, investimentos e uma melhor organização, a adoção de regras bem definidas e a divisão em categorias conseguiram fazer o UFC dar a volta por cima, transformando-o num dos shows esportivos mais populares da atualidade.

O significado de UFC está na categoria Significados