Significado de Uga Uga

O que é Uga Uga

Uga Uga foi o título de uma novela da Rede Globo, escrita por Carlos Lombardi, que foi ao ar pela primeira vez no ano de 2000, tendo 221 capítulos.

O que é Uga Uga?

A expressão foi buscada na palavra uga, que possui diversos sentidos, dependendo do local em que é utilizada. A língua portuguesa apresenta como palavra existente no vernáculo o verbo ugar, que tem o significado regionalista de igualar, ou de acertar as gavelas dos cereais para juntar um feixe, que é amarrado para facilitar o seu transporte.

Em Portugal, a palavra é uma interjeição muito usada na região de Trás-os-Montes, usada como exclamação para incitar as pessoas a avançar, a ir para a frente, tendo o mesmo sentido de “avante”.

A origem da palavra é controversa, tendo alguns estudiosos chegado à conclusão de que uga provém do latim “aequare”, ou igualar, já que ugar também pode ter o significado de igualar, de aplanar.

O termo ainda pode ter outro significado, sendo usado para dar um alarme, avisando outras pessoas sobre algum risco.

Na novela Uga Uga, Carlos Lombardi conta a história de Adriano, um jovem que ficou órfão depois de sobreviver a um acidente de avião ainda em criança, e que foi encontrado por um índio, tendo sido criado na floresta por uma tribo e recebendo o nome de Tatuapu.

Em sua juventude, muitos anos depois, Tatuapu, ou Adriano, foi encontrado por seu avô e conduzido para a civilização. Depois que o avô morre, Adriano descobre que é o único herdeiro da fortuna de sua família e enfrenta os desafios de administrar todos os negócios em que a família estava envolvida.

Ao mesmo tempo, ele precisa se acostumar com uma civilização completamente diferente da vida em que foi criado.

Do elenco da novela fizeram parte Humberto Martins, Marcello Novaes, Viviane Pasmanter, Cláudio Heinrich, Marcos Pasquim, Danielle Winits, Heitor Martinez, Mariana Ximenes, Lima Duarte, Vera Holtz e Tato Gabus Mendes, entre outros.

A expressão uga uga também possui uma conotação jocosa e negativa, podendo ser usada para qualificar uma pessoa que não tem capacidade de se comunicar normalmente, como no caso de Adriano, na novela, que demorou para conseguir se expressar.