Significado de Uivo De Cachorro

O que é Uivo De Cachorro

Uivo de cachorro é um som emitido pelos cães por uma série de razões, e não necessariamente por que o animal sente tristeza ou melancolia, como muitas vezes se acredita. O uivo de cachorro é um som agudo muito característico, diferente de qualquer outro emitido por cães como rosnar, latir, ganir ou gemer.

O uivo de cachorro pode ocorrer por diferentes motivos e sempre tem algum significado, muitas vezes difíceis de decifrar pelo dono no animal. Às vezes, um cachorro pode estar se sentindo aborrecido e só, e começa a uivar para expressar o seu sentimento ou para chamar a atenção do seu dono ou de outro cão, podendo o uivo ser um convite para um animal ou humano próximo vir lhe fazer companhia.

O cão, ao se sentir frustrado por algum motivo, também pode começar a emitir uivos, assim como quando sente alguma dor, contudo, motivos alegres e descontraídos também pode inspirar o cão a uivar. E assim o animal emitirá diferentes uivos, em tons e intensidades distintas, conforme for aquilo que estiver sentindo e a mensagem que ele quer passar.

Em geral, os cães uivam graças a uma herança de seus ancestrais lobos, animais que uivam com ainda mais frequência do que os cachorros e que têm no uivo uma importante ferramenta de comunicação na vida selvagem.

Algumas vezes o uivo de cachorro é identificado como um sinal, um mau presságio ou mau agouro, contudo, o uivo não passa de uma ferramenta de comunicação natural, que permite aos cães se comunicarem de modo a enviar sua mensagem muito mais longe do que o fariam usando apenas o latido.

O uivo de cachorro permite que os animais enviem mensagens para outros animais distantes, para cachorros que estão fora do alcance da visão. A mensagem de um uivo pode ser a comunicação sobre a presença de um intruso na área, mensagem que ecoa longe e permite que os animais em um território fiquem atentos em relação à visita indesejada.

É comum que cachorros uivem quando são deixados sozinhos por um período significativo de tempo. Um cachorro uiva em tal caso como uma forma de tentar sensibilizar os seus donos de que ele não sabe onde estão, uiva na esperança de chegar assim aos ouvidos dos donos e trazê-los de volta à sua companhia.

É comum que um uivo de cachorro desperte o uivo de outros cachorros próximos. Alguns biólogos defendem que o uivo é tão contagiante para um cachorro como é o bocejo para um ser humano.

Algumas raças de cães não uivam ou uivam muito raramente, contudo, aquelas que tem um parentesco maior com os lobos tendem a uivar com mais frequência, como é o caso do husky siberiano, do malamute do Alasca, do samoieda, o rodesiano e o basenji.

Cães uivam também em motivo de alegria e excitação, como pode ser comprovado por vídeos na internet em que cães aparecem uivando brincando com os seus donos, ou mesmo sensibilizados com a audição de uma música.

É bastante comum também que o uivo de cachorro seja emitido quando da presença de uma cadela no cio pelas proximidades. As cadelas no cio exalam um cheiro característico que atrai os cachorros, fazendo com que aqueles que estão mais distantes e não podem se aproximar da fêmea comecem a uivar.

O melhor que um dono pode fazer em relação ao uivo de um animal é buscar entender qual é o motivo do uivo do cachorro, permitindo que o cão expresse os seus sentimentos da melhor forma. Quando o uivo é motivado por sofrimento ou frustração, é importante reconhecer o que aflige o animal, noutros casos, o que é mais recomendado é não reprimir o sentimento e a forma de expressão natural do cachorro.

O significado de Uivo De Cachorro está na categoria Significados