Significado de Ultrassonografia

O que é Ultrassonografia

Ultrassonografia, ou ecografia, é um tipo de radiologia que funciona a partir de ultrassom. É chamado de ultrassom o som que ultrapassa a escala audível do ser humano. É uma das tecnologias mais utilizadas na medicina moderna. Empregam-se ondas ultrassônicas para, através dos ecos resultantes, identificar as estruturas internas do corpo humano ou de animais. As ultrassônicas são produzidas por meio de uma fonte de cristais piezoelétricos. O sinal de retorno é enviado ao computador, que faz a tradução em imagens.

A ultrassonografia obstétrica é muito conhecida por ser usada em exames pré-natais; é possível identificar o feto no útero materno e averiguar a saúde da mulher durante a gestação. A ultrassonografia morfológica é capaz de identificar como está o desenvolvimento dos órgãos do feto. E existem ainda as ultrassonografias 3D e 4D. Na 3D, a leitura do aparelho também indica a profundidade, o que faz com que seja possível identificar o rosto do feto, por exemplo. E na 4D é adicionada a leitura do movimento que o feto faz, acrescentando-se o elemento tempo à leitura que o aparelho faz.

A ultrassonografia pélvica é utilizada para observar os órgãos e estruturas internas da pélvis feminina, a saber as trompas, ovários, útero, veias e artérias. Em alguns casos, também é feito o procedimento de ultrassonografia transpelvica, onde o transdutor é introduzido na vagina para exames mais específicos. A ultrassonografia da mama faz parte do exame e diagnóstico de casos de câncer de mama.

Diferente de outras técnicas radiológicas como os raios-x, na ultrassonografia o resultado é acompanhado por um monitor em tempo real, os ecos captados pelo aparelho são transmitidos imediatamente. Por isso o ultrassom é tão utilizado, além de ser barato, seguro e não utilizar radiações nocivas ao corpo humano.

Ultrassonografia com Doppler

A ultrassonografia com Doppler é um procedimento similar ao exame de ultrassonografia comum. Entretanto, este tipo de ultrassonografia tem a capacidade de detectar o fluxo sanguíneo por meio da medição do efeito Doppler. O fluxo de sangue faz com que haja pequenas diferenças nos ecos que são captados pelo transdutor no momento do exame, assim é possível saber se há alguma interrupção no fluxo sanguíneo, ou se está havendo irrigação sanguínea suficiente numa determinada área do corpo. É possível detectar, por meio deste exame, se há fluxo sanguíneo suficiente no cordão umbilical. O Doppler Colorido é capaz de identificar o sentido do fluxo sanguíneo, indicado na tela do aparelho por diferentes cores.

O significado de Ultrassonografia está na categoria Significados