Significado de Ululante

O que é Ululante

Ululante é um termo que qualifica alguém ou algo que ulula, ou seja, que grita, uiva, berra e emite sons de lamento.     

O que é ululante:

É uma palavra originaria do latim ululare e significa uivo. É usada para designar os sons que cães e animais da família dos caninos emitem quando querem intimidar, advertir alguém ou chamar a atenção para algo.

Foi por meio do escritor Nelson Rodrigues que essa palavra se tornou mais conhecida. Em seu livro intitulado “O Óbvio Ululante”, lançado em 1968 e relançado em 2007, Nelson fala de sua vida, de seus amigos e muitos outros assuntos. É como se fosse uma espécie de confissão de fatos de sua própria vida.

No contexto de Nelson Rodrigues, o termo ululante pode ter outra conotação. A palavra pode exprimir algo que é óbvio, de clara contestação e observação.  Significa que algo está bem nítido, porém nem todas as pessoas conseguem ver o que está diante de seus olhos.

Nelson Rodrigues queria expressar com esse termo que, muitas vezes, algo está evidente e claro, que não é preciso de mais nenhum tipo de esclarecimento para que o outro possa entender as suas ideias ou colocações.      

Ululante pode se referir ao ato de gritar, ou seja, de mostrar que algo está bem claro, diante dos olhos. Designa o que é transparente, real e verdadeiro, e que não são necessárias maiores explicações, pois o fato é óbvio demais, uma verdade que grita aos ouvidos dos mais sensatos. 

Alguns sinônimos podem ser usados para substituir esse termo, como por exemplo: lamentoso, choroso, lamentável, dentre outros.

Verifique o uso de ululante em algumas frases:

“Um governo corrupto, lamentavelmente, é ululante, ou seja, é óbvio demais.”

“As futuras gerações serão óbvias e ululantes, já que estarão totalmente despreparadas para resolver os seus próprios problemas”.  

O significado de Ululante está na categoria Significados