Significado de Unanimidade

O que é Unanimidade

Unanimidade indica a ocasião em que todas as opiniões sobre determinada questão estão de acordo. Unanimidade é a qualidade daquilo que está em conformidade, que é unânime.

Se grupos rivais, depois de muito tempo em disputa, entram em concordância, podemos dizer que abandonaram as suas desavenças por que encontraram uma unanimidade. Se numa eleição todos os votos se dirigem a um mesmo candidato, podemos dizer que esse candidato foi eleito por unanimidade.

Uma questão é decidida em unanimidade quando todos aqueles que estão envolvidos com ela têm em dado momento a mesma opinião ao seu respeito.

Algumas palavras que podem ser usadas como sinônimas ou têm alguma relação semântica com unanimidade são essas: soma, conformidade, aprovação, resignação, identidade, acordo,   consubstanciação, analogia, afinidade, entendimento, homogeneidade, íntegra, concerto, harmonia, correspondência, totalidade, semelhança ,massa,  submissão,  concordância, regularidade, conjunto, semelhança, unidade, igualdade, plenitude, conexão entre outras.

Toda a Unanimidade é Burra

O escritor carioca Nelson Rodrigues causava frisson em sua época com suas crônicas jornalísticas e peças de teatro ousadas. E entre tantas de suas frases que se tornaram célebres, com certeza a que mais é lembrada é essa: "Toda a unanimidade é burra! Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".

Nelon Rodrigues, de forma irônica, quis com sua frase fazer uma crítica à tendência que a população em geral tem em acreditar em verdades propaladas por órgãos de imprensa e órgãos oficiais, naturalizando-os, assumindo esses discursos para si criando um pensamento homogêneo que Nelson chama de unanimidade burra, uma espécie de zona de conforto intelectual.

O significado de Unanimidade está na categoria Significados