Significado de Unção

O que é Unção

Unção é um substantivo feminino. O termo vem do Latim unctio, que quer dizer “ato de untar”, que vem de unguere, que é “esfregar”.

O significado de Unção é o efeito de passar um determinado produto oleoso em alguma parte do corpo.

Unção é a ação ou resultado de ungir, sendo uma palavra presente na área religiosa, pois é entendida como uma parte de um ritual que tem como finalidade exercer a influência espiritual, também pela ideia de cura (de enfermidades físicas ou espirituais) ou benção.

Conforme as crenças religiosas, quando uma pessoa é ungida, ela está sob proteção divina. Na Bíblia, unção é consagração. No Antigo Testamento, não somente pessoas como também objetos eram ungidos para que fossem dedicados a um trabalho especial.

Por extensão, unção é a palavra utilizada para designar a cerimônia em que é realizada essa ação.

No sentido figurado, unção é a maneira de demonstrar apego a Deus, é o sentimento de caridade religiosa, é devoção. Ainda, pode significar também a forma de ser que comove.

Por exemplo: “Minha vizinha era uma freira cheia de unção e caridade a todos.”

No sentido figurado também, unção se refere a um modo de expressão que é eloquente e cativante.

Por exemplo: “Com unção, seus dizeres chamaram a atenção da sala de aula.”

Ato de esfregar com gordura também é um conceito utilizado para o termo “unção”.

Unguento é o produto (a gordura) aplicada em uma unção. É possível notar que em várias passagens da Bíblia, o ato da unção é mencionado. São exemplos de trechos:

“E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça, assim o ungirás.” (Êxodo 29:7)

“Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, (...)” (Salmos 89:20)

Extrema-unção

A extrema-unção, chamada também de unção dos enfermos, é um sacramento cristão em que há a unção das pessoas enfermas com um óleo sagrado.

Com o objetivo de trazer conforto ao doente, a extrema-unção também promove o perdão dos pecados e faz com que ocorra um alívio espiritual e físico para o indivíduo.

Por isso, a extrema-unção é recebida pelos cristãos que já estão em situação de morte iminente, preparando-o para a etapa da morte.

O significado de Unção está na categoria Significados