Significado de Ungir

O que é Ungir

Ungir é um verbo que significa untar com uma substância oleosa, aplicar óleos aromáticos ou usar óleo sagrado. No sentido figurado, ungir significa ser piedoso com aquele que considera digno de receber esse ato de bondade. A unção também pode ser usada no âmbito político ou religioso, e nesse caso, indica a concessão de poder a alguém.

Em rituais religiosos, o sacerdote derrama uma substância oleosa sobre outra pessoa como uma forma de abençoa-la e conectá-la com o sagrado e divino. Quem recebe o óleo se torna ungido, e além das pessoas, bens materiais também podem receber o óleo, sendo os mais comuns os templos e casas, mas qualquer outro item que se queira abençoar pode ser ungido.

O ritual conhecido como "Unção dos Enfermos" ou "Último Sacramento" ocorre quando o indivíduo se encontra próximo da morte e a intenção do sacerdote é santifica-lo, perdoando seus pecados em vida e confortando-o.

Na Bíblia, o ato de ungir aparece em algumas passagens, como por exemplo, quando Deus pede que Moisés santifique um templo com o óleo e também quando Jesus recebe a mirra de presente de um rei mago em seu nascimento, que é um dos ingredientes do óleo santo.

Acredita-se que ao receber o óleo sagrado, o cristão estaria recebendo uma benção do Espírito Santo e a capacitação sobrenatural de desempenhar um bom papel dentro e fora da Igreja, que é dada especialmente por Deus.

Muitas pessoas têm o hábito de ungir a sua própria casa, utilizando um óleo consagrado da Igreja. Para isso, passam o óleo ungido nos umbrais das portas e também nas janelas, porque são entradas para a casa que podem trazer o espírito do mal de alguma forma. É comum também ungir a televisão, o computador, os celulares, o rádio e qualquer outro objeto que possa trazer o mal para dentro de casa.

No sentido figurado, a palavra ungir significa conferir poder, dignidade ou autoridade a alguém em determinada situação social ou no âmbito político ou religioso.

O significado de Ungir está na categoria Significados