Significado de Unilateral

O que é Unilateral

Unilateral é um adjetivo que possui dois gêneros e se refere ao que está de um só lado, que se posiciona de um só lado, que segue por um só lado.

O que é Unilateral

A palavra unilateral é formada pela junção de “uni” e de “lateral”, uni significa único ou um e lateral refere-se ao que está ao lado. De modo que tudo o que de uma forma ou outra, metaforicamente ou objetivamente, refere-se ao que tem um lado pode ser chamado de unilateral.

Podemos observar, por exemplo, num estúdio fotográfico, uma luz colocada somente em um lado para produzir certo efeito de contraste, e essa é uma luz unilateral.

Num sentido discursivo, unilateral será a postura daqueles que se posicionam de forma a favorecer somente a um lado em uma discussão ou que defendem uma única opinião como plausível ou viável. Pode-se dizer que, neste sentido, unilateral é o mesmo que uma visão parcial.

A palavra unilateral pode ainda aparecer para se referir ao irmão ou irmã que não são filhos dos mesmos pais, mas que são irmãos somente por parte da mãe ou de pai. Ainda num sentido familiar, podemos encontrar a palavra unilateral na expressão guarda unilateral, que se refere a situação onde a guarda do filho é concedida somente a um dos pais após o fim do relacionamento do casal.

Uma medida unilateral é aquela que atende somente aos interesses de uma das partes envolvidas, que privilegia somente um dos lados envolvidos na questão.

O significado de Unilateral está na categoria Significados