Significado de Urso

O que é Urso

Urso é um animal mamífero da família dos Ursídeos e que faz parte da ordem dos carnívoros e onívoros. De um modo geral, se caracteriza por ter um olfato bastante apurado, pelagem espessa, garras retráteis, músculos fortes, orelhas arredondadas e pequenas, cauda curta e corpo pesado.

Os pés posteriores dos ursos possuem cinco dedos. Mesmo que esses animais variem muito nas espécies, suas garras são bem potentes.

Os ursos podem atingir até 3 metros de altura e podem pesar aproximadamente 800 kg. Eles são devoradores supervorazes e possuem um menu bem variado. Alguns se alimentam de nozes, gramas, insetos, larvas, frutas.

No período do inverno, os ursos precisam reservar energia para ser usada no período de sua hibernação, no qual é possível que eles percam mais da metade de seu peso. Para isso, eles desasceleram algumas funções, como os batimentos cardíacos e o metabolismo.

Os ursos se comunicam por ruídos, rosnados, urros e até mesmo pelo olfato e com batidas da mandíbula. Eles demarcam seus territórios usando suas fezes e urinas. No verão e na primavera, ocorre o período do acasalamento, época em que eles mais têm costume de se aproximarem.

No inverno, nascem os filhotes de ursos e por diversos meses ficam escondidos na toca para se alimentarem do leite da mãe-ursa. Quando eles nascem, são completamente indefesos. 

Espécies de ursos

Nas mais diversas regiões do mundo existem muitos tipos de ursos. As espécies mais conhecidas são:

  • Urso do Sol – conhecido também como Urso malaio ou Urso do mel cuja referência é a nuance amarelada de seus pelos. Esse pode ser encontrado nas florestas do sudeste asiático.
  • Urso negro – é bem comum encontrar esse tipo de urso na América do Norte, mais especificamente na região do Canadá.
  • Urso polar (ou urso branco) – é característico das regiões polares do planeta.
  • Urso tibetano (ou do Himalaia) – pode ser visto no Japão e nas florestas da Ásia.
  • Urso pardo – seu habitat é na Europa, Ásia e América do Norte.
  • Urso-de-óculos – vive nas florestas dos Andes localizadas no Chile e Venezuela.

Urso origem

Desde a antiguidade, o urso tem sua origem. Nessa época, era conhecido como Agriotherium (que já foi extinto) e relatos afirmam que ele surgiu na América do Norte.

Urso de pelúcia

Os ursos de pelúcia servem para demonstrar carinho e afeto por boa parte dos casais apaixonados. A criançada também adora esses brinquedos pela sua fofura.

Uma das versões para a origem dos ursinhos de pelúcia conta que ele teria sido inventado nos Estados Unidos no século 19 por Theodore Roosevelt, o então presidente, sendo motivado a criar o famoso teddy-bear por ter se recusado a matar um urso durante uma caçada. Essa história inspirou o lojista Morris Michtom a programar a fabricação do urso de pelúcia. Desde então, o sucesso passou a ser tão grande que ele montou a Toy Company, umas maiores empresas de brinquedos infantis do mundo.

Urso tatuagem

A tatuagem de urso pode ser representada como uma criatura nobre e gentil, mas também como um animal guerreiro, poderoso e feroz.

O urso é bastante simbólico para os nativos americanos e acredita-se que possui poderes especiais de cura.

O significado de Urso está na categoria Significados