Significado de Usar

O que é Usar

Usar é o mesmo que utilizar, usufruir, empregar, servir-se de, fazer uso de. Usar é um verbo transitivo.

O verbo usar aparece com frequência em relação ao vestuário, de modo que “usar” pode ser na língua portuguesa sinônimo de trajar ou vestir. Assim, alguém ao invés de dizer que gosta de vestir calça comprida, pode dizer que gosta de usar calça comprida, por exemplo.

Podemos encontrar “usar” também como sinônimo de algo costumeiro. Assim, algo que se pratica com frequência, que se faz habitualmente, o que é usual, pode se dito como usar. Podemos dizer que quem tem um cabelo comprido usa cabelo comprido ou tem o habito de usar. 

Além do que é habitual, usar também pode ser empregado para se referir a algo que é necessário, como, por exemplo, no caso de alguém que precisa usar óculos ou alguém que precisa usar determinado medicamento. Da mesma forma um jogador de futebol deve usar um uniforme e casados oficialmente devem usar aliança.

Do verbo usar origina-se ainda o substantivo usuário, que muitas vezes é empregado para se referir ao tipo de pessoa que têm o hábito de usar drogas. “Ele era muito bem sucedido, mas perdeu o que tinha por usar drogas”, por exemplo.

O verbo usar pode ser empregado em muitos sentidos, entre eles: consumir, gastar, aplicar, aporrinhar, dissipar, destruir, adaptar, adulterar, costumar, solapar, deteriorar, alterar, corromper, danificar, ajeitar, estragar, habituar, dispor, acondicionar, manejar entre outros.

O significado de Usar está na categoria Significados