Significado de Vade Mecum

O que é Vade Mecum

Vade Mecum é o nome dado a qualquer livro de uso constante, um livro de referências, e serve para que uma pessoa possa usá-lo em suas pesquisas. Essa expressão é de origem latina e significa “vai comigo”.

O Vade Mecum pode ser qualquer tipo de livro, pois não há uma obra ou área específica de consulta. Porém, uma das áreas que mais se destaca em sua utilização é a jurídica.

No Direito, ele é usado como referência de resumos ou mesmo sumários para as obras como, por exemplo, do Código Civil Brasileiro, Leis trabalhistas, a Constituição Federal e muitos outros exemplares que precisam ser consultados a todo o momento.

Com o grande avanço tecnológico, essa forma de pesquisa ficou muito mais prática e rápida, podendo ser acessada através de computadores, notebooks, telefone celular ou Tablet. É a versão vade mecum on-line.

Todos os anos, inúmeras edições são lançadas e constantemente reeditadas, sendo que em cada nova edição há diferentes referências, as quais não podem ser comparadas entre si, pois cada uma delas tem suas próprias características.

Algumas editoras desenvolvem dois tipos de materiais voltados para as áreas jurídicas. O Vade Mecum Universitário que é uma edição mais leve e compacta para estudantes de Direito e o Vade Mecum Acadêmico, que é outra versão mais completa e pesada, utilizada por profissionais mais experientes na área.

A editora Rideel e a editora RT são consideradas as duas maiores e melhores fontes de pesquisas do mercado, sendo que ambas já estão há bastante tempo no ramo e já contam com um longa tradição nessa área de atuação.

No setor da saúde também pode ser encontrado livros de referência, porém a maioria é voltada para uma área mais específica, como Farmácia, por exemplo. O vade mecum também pode ser encontrado como referência na Política e até mesmo em crenças sociais da igreja.  

 

 

 

 

 

 

 

O significado de Vade Mecum está na categoria Significados