Significado de Valores

O que é Valores

Valores é um termo que pode ser definido como o conjunto de características de certa empresa ou pessoa física, determinantes no modo como elas se comportam e interagem com o meio onde vivem e os outros indivíduos na sociedade.

A palavra valor também pode ser sinônima de boa reputação, talento, merecimento em alguma causa, encorajamento e valentia como modo de vida.

Pode-se dizer que os valores humanos são de natureza moral e influenciam o modo de conduta das pessoas. São considerados também como valores éticos e sociais e possuem algumas normas a serem seguidas para se ter um bom convívio na sociedade.

Vários são os autores que afirmam que a nossa atualidade vive uma crise de valores, sendo a maior crise já enfrentada pelo ser humano, afetando a si mesmo, se tornando mais egoísta, cruel e violento.

Dessa forma, se faz necessária à divulgação de bons exemplos para a comunidade como um todo, pois os valores humanos são a base para um futuro menos caótico e pessoas mais civilizadas e conscientes.

Valores de uma empresa

Toda empresa deve ter uma causa que a motiva e, a partir dela, desenvolver uma identidade própria. Uma das formas de destaque entre empresas, diferenciando as mais inovadoras, são aquelas que usam ferramentas de gerenciamento para implementar mudanças ou estruturas em sua organização, e uma dessas ferramentas  é o conjunto missão, visão e valores.

Os valores de uma empresa são práticas comportamentais que norteiam a tomada de decisões em um negócio. É uma forma de determinar sobre quais valores ela está disposta a oferecer aos seus clientes.

Para ser considerada de valor, a empresa costuma seguir alguns valores universalmente aceitos como: manter práticas honestas, ter responsabilidades sociais, manter sua integridade, buscar inovação, ser sustentável, ter práticas transparentes com os clientes, assim como entre sócios, acionistas e funcionários. Além de ser inspiradora, flexível e manter sua capacidade analítica.

É bom estar atento para que esses princípios e normas sejam transmitidos pelos cargos mais elevados da hierarquia para a base de trabalhadores da empresa, de forma que os valores sejam parte fundamental de sua cultura organizacional.

Filosofia dos valores

A Filosofia dos valores é uma teoria criada e desenvolvida por vários pensadores na virada do século XIX para o XX. Dentre eles temos Alexius Von Meinong, Heinrich Rickert, Franz Brentano e Hermann Lotze. Este último tinha como base do seu pensamento a criação de um novo conceito de valores, misturando o idealismo crítico com a filosofia naturalista positivista.

A teoria geral dos valores se divide em três:

  • Teoria idealista: também conhecida como "Teoria platônica do valor", que considera os valores de entidades absolutas, que são fenômenos externos ao ser humano e a realidade.
  • Teoria realista: na visão desta teoria, os valores são expressão da própria realidade, está presente nos seres terrenos, incluindo o próprio ser humano.
  • Perspectiva relativista: esta concepção entende os valores em sua relação ao homem e para teoria. São entidades correlatas de um juízo de valor subjetivo e uma apreciação externa ao sujeito.

Os chamados valores humanos são os princípios e valores que se formam por meio da moral e da ética de determinada época. Eles estipulam o modo como as pessoas se relacionam, e assim, o funcionamento entre as relações na sociedade.

Os valores humanos podem então funcionar como um conjunto de regras que definem as interações entre humanos e a tomada de decisão.

A empatia, solidariedade, educação, cordialidade, e o respeito mútuo são tratados como valores humanos de grande importância nos dias de hoje. Honestidade, humildade e senso de justiça são fundamentais para uma boa convivência na sociedade.

O significado de Valores está na categoria Significados