Significado de Venerar

O que é Venerar

Venerar significa ter apreço, consideração em exagero por alguém ou algo. Demonstrar grande admiração por algo ou alguém. Sentir ou evidenciar adoração por alguma coisa ou alguém. Demonstrar respeito profundo, é ter grande afeição. Apregoar grande respeito por alguém ou algo.

Ter fetiche (no sentido figurado), muita dedicação, idolatrar algo ou uma pessoa.

A palavra venerar é de origem do latim “venerari” que quer dizer dar honras a alguém, admirar grandemente, ter reverência.

Exemplos:

- Eu venero aquela banda de rock!

- Tatiane venera aquele sapato que ela ganhou.

- Vamos a missa venerar os santos.

- Pedro venera o pai e tem ele como seu herói!

- Miranda tem veneração por deuses gregos.

Sinônimos de venerar:

  • Idolatrar;
  • Cultuar;
  • Reverenciar;
  • Admirar;
  • Honrar;
  • Adorar;
  • Imitar;
  • Saudar.

Antônimos de venerar:

  • Odiar;
  • Desvenerar;
  • Detestar;
  • Abominar.

Venerar x adorar:

De acordo com os conceitos católicos e cristãos, adoração é um culto prestado a Deus, como forma de reverenciá-lo, e reconhecer que Ele é o criador de todas as coisas. Adorar é de origem do grego e quer dizer “latria”.

Exemplos:

- Vamos a igreja adorar a Deus, criador dos céus e da terra!

- Vamos ao santuário venerar Nossa Senhora das Graças.

De acordo com as considerações católicas e cristãs, venerar é o mesmo que honrar pessoas, objetos ou santos, principalmente os santos, relíquias religiosas e escrituras sagradas.

É o mesmo que valorizar algo que lhe é muito importante e precioso.

Geralmente, as igrejas cristãs e evangélicas não veneram. Eles rendem adoração somente a Deus e os cristãos consideram o ato da idolatria, que venera os santos e outras coisas, um ato condenado pelas escrituras sagradas.

Já a igreja católica, adora a Deus, mas prestam cultos aos santos, venerando-os.

Uso das palavras venerar e adora:

Socialmente, as pessoas confundem constantemente o uso das palavras venerar e adorar. Geralmente utilizam o verbo venerar relacionando-o com ídolos, como cantores, bandas, ou até objetos, além de santos. Porém usam o verbo adorar também para apreciar seus ídolos, santos, além de Deus.

Exemplos do uso emprestado da palavra adorar:

- Eu adoro chocolates suíços!

- Cristina adora azul turquesa.

- Igor adorou o carro novo!

- Ela vai adorar ganhar esses sapatos de presente!

- Eu adoraria viajar nessas férias.

- Eu adorei a música que ele dedicou para mim.

As palavras venerar e adorar são bem utilizadas no vocabulário brasileiro, e são frequentemente relacionadas aquilo pelo que se tem grande apreço, amor e paixão.

Com exceção dos cristãos que raramente pronunciam adorar ou venerar algo ou alguma pessoa. Usam o termo apenas para se referir a Deus.

Já as demais pessoas, tanto católicos, como pessoas de outras religiões e aqueles que não exercem culto a alguma doutrina, usam a palavra para se referir a diversas coisas variadas.

No Brasil, por exemplo, muitas pessoas agem de maneira a cultuar cantores e/ou bandas famosas, e fazem fã clubes para essas pessoas, a fim de venerá-las e seguir o seu trabalho. Isso é um hábito comum dessas pessoas que fazem parte de fã clubes, elas seguem os famosos em seus trabalhos, turnês e lançamentos de cd’s ou dvd’s!

O ato de venerar é mais comum do que se pensa!

O significado de Venerar está na categoria Significados