Significado de Vida

O que é Vida

Vida é uma palavra que chega até a língua portuguesa como uma descendente quase direta da palavra latina vita, trocando-se apenas a letra t pela letra d.

O que é Vida

A palavra vida significa ser, existência, ou seja, o período em que uma pessoa ou animal existe sobre o planeta terra enquanto ser animado.

O estado de vida é o estado de atividade continua comum aos seres organizados.

De maneira mais direta, a vida é o período que decorre entre o nascimento, e a morte, que pode ser entendida como o momento no qual toda a animação naquele ser cessa e não há mais processos (sejam eles biológicos ou cognitivos) ou movimentos.

Por analogia, a palavra vida passou a se estender para ser utilizada também com qualquer coisa. O período de vida útil de um computador, por exemplo, é o período desde o final de sua fabricação até o momento no qual ele não funciona mais. Todas as coisas de fabricação humana possuem vida útil.

A palavra vida pode ser utilizada em sentido figurado como parte de diversas expressões populares como, por exemplo, vida mansa ou vida boa, que quer dizer uma vida ociosa, com pouco ou nenhum trabalho e bastante lazer. Há ainda a expressão “vida de cão” que designa uma vida dura, difícil, sofrida. Estar “danado da vida” é estar irritado, enfurecido.

A palavra vida também pode servir pra designar segmentos da vida das pessoas, como vida acadêmica, vida pública, vida privada, vida familiar, vida social.

A expressão vida orgânica designa o conjunto das funções vitais, ou seja, daquelas funções que fazem com que o organismo esteja vivo. Já a expressão vida latente identifica partes que estão vivas, mas que não manifestam a vida, como no caso de sementes que possuem o potencial de germinar, mas ainda não o fizeram.

 

O significado de Vida está na categoria Significados